Partilhar

História do Fascismo Vol. 1

Emilio Gentile

Disponível Brevemente



23,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Em 1944, um antifascista anónimo publicou um panfleto cujo primeiro capítulo se intitulava «O fascismo nunca existiu». Cinquenta anos mais tarde, um ilustre intelectual antifascista declarou: «O fascismo é eterno».

A história do fascismo foi muitas vezes contada para apoiar ou refutar uma teoria. Esta História do Fascismo não pressupõe nem propõe uma teoria. Conta os factos, tal como foi possível conhecê-los através de documentos.

Sendo uma história e não uma crónica, o autor deu ênfase às pessoas, aos momentos, às condições e aos acontecimentos que mais contribuíram para transformar o pequeno movimento de 1919 num regime totalitário em 1926, com tudo o que se seguiu nos dezanove anos seguintes.

Neste Volume I, Emilio Gentile fala-nos dos fasces de combate, da milícia, do primeiro ano da era fascista, do seu regime totalitário e das suas parábolas – da práxis e cultura totalitária ao culto do Duce e às vanguardas imperiais.


Ler mais

Autor

Emilio Gentile

"Emilio Gentile Nasceu em Bojano, uma pe¬quena comuna italiana, em 31 de Agosto de 1946. É um notável historiador e um dos maiores especialis¬tas vivos em história, ideologia e cultura do fascismo. Deu aulas em Itália, França, nos Estados Unidos e na Austrália, sendo professor emérito de História Contemporânea da Universidade de Roma La Sapienza. Recebeu o Prémio Hans Sigrist, da Universidade de Berna, pelos seus estudos sobre as religiões da política. É sócio da Academia Nacional dos Linces e colabora com o jornal Sole 24 Ore. Da vasta obra que editou, com traduções em vá¬rias línguas, destacam-se os seus livros premiados: La democrazia de Dio (prémio Burzio), E fu subito re¬gime: Il fascismo e la marcia su Roma (prémio Città del¬le Rose e prémio do presidente do prémio Viareggio) e 25 luglio 1943 (prémio Acqui Storia 2018). Gentile considera o fascismo uma forma de «religião política, por ser, ao mesmo tempo, totalitarismo, militarização e vontade imperialista», classificando-o como a primeira ideologia totalitária. Quem É Fascista foi o seu primeiro livro publica¬do em Portugal, pela Guerra e Paz, que agora traz aos leitores portugueses esta monumental."

Ler mais