Partilhar

História da Filosofia Política

Diversos

João Cardoso Rosas

Em Stock



Desconto: 10%
18,82 € 20,90 €

Sinopse

A História da Filosofia Política que aqui oferecemos dá ao leitor a possibilidade de percorrer, de forma fluída, mas rigorosa, a extraordinária viagem intelectual que dá forma ao cânone da teoria política ocidental.
Esta viagem inicia-se na Antiguidade, com Platão, Aristóteles e Cícero, incorporando depois o pensamento cristão, de Agostinho de Hipona e Tomás de Aquino; desenvolve-se no Renascimento, com a escolástica tardia,  Maquiavel, Thomas More, Jean Bodin e Altúsio; conhece novas modalidades na época Moderna, com Hobbes, Locke, Espinosa, Montesquieu e Hume, refletindo sobre as grandes transformações do final do século XVIII por intermédio de Rousseau, Adam Smith, Kant, os federalistas americanos, Burke, Comte ou Tocqueville; e entra definitivamente na contemporaneidade com o utilitarismo de Jeremy Bentham e Stuart Mill, e através de Hegel e  Marx, para mais tarde repensar, já no século XX, o choque do totalitarismo e do holocausto, através de Karl Popper e Hannah Arendt.
Os pensadores aqui estudados são, por assim dizer, nossos contemporâneos. Mesmo quando viveram há já vários séculos e em contextos sociais muito diferentes do nosso, criaram os conceitos e os esquemas intelectuais com os quais pensamos, ainda hoje, a nossa vida em sociedades politicamente organizadas. É através do seu pensamento que conseguimos aceder ao significado profundo da nossa linguagem política, conseguindo compreender termos como Estado e República, poder e autoridade, justiça e bem comum, realismo e utopia, direitos individuais e contrato social, estado de natureza e estado civil, federalismo e pluralismo, democracia e vontade geral, liberdade e igualdade, utilidade e bem-estar, progresso e tradição, contradição social e luta de classes, revolução e reforma, totalitarismo e liberalismo - e por aí adiante.
É também nestes pensadores que poderemos colher a inspiração e os recursos para refletir, hic et nunc, com a máxima lucidez, sobre os novos desafios que o nosso mundo atravessa, sobre as incertezas do presente e sobre as possibilidades do futuro.


Ler mais

Autor

João Cardoso Rosas

Professor associado de Filosofia Política na Universidade do Minho. Tem também sido «professor visitante» em Lisboa, Madrid e Providence e «visiting research fellow» em Oxford. As suas áreas de interesse incluem as teorias contemporâneas da justiça, do pluralismo e dos direitos humanos. Os seus livros mais recentes são: Futuro Indefinido: Ensaios de Filosofia Política, Braga, Centro de Estudos Humanísticos, 2012 e Concepções da Justiça, Lisboa, Edições 70, 2011. Actualmente, é membro da direcção da Sociedade Portuguesa de Filosofia Analítica e do conselho científico da Sociedade Portuguesa de Filosofia.

Ler mais