ENVIOS GRÁTIS - Para compras de 20/11 a 16/12. Devolução prolongada até 30/01/2021. Ver condições

Partilhar

História da Educação em Portugal

Joaquim Ferreira Gomes

Temporariamente Indisponível


Desconto: 20%
4,61 € 5,76 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Neste livro, reúnem-se quatro textos:

O primeiro, de Rui Grácio, História da história da educação em Portugal: 1945-1978, é a versão portuguesa de um capítulo do II volume da obra colectiva Die Historische Padagogik in Europa und den U.S.A. 1985, editada na R.F.A. É uma resenha comentada do que se publicou em Portugal sobre a matéria de 1945 a 1978.

Os três textos restantes são comunicações apresentadas no I Encontro de História da Educação em Portugal da iniciativa conjunta da Fundação Calouste Gulbenkian, pelo seu Serviço de Educação, e da Faculdade de Ciências de Lisboa, pelo seu Departamento de Educação, encontro organizado pela Biblioteca de Ciências da Educação daquele serviço.

O Prof. J. Ferreira Gomes, em Situação actual da História da Educação em Portugal aborda quatro tópicos: História do ensino da História da Educação em Portugal; Estudos de História da Educação publicados na década de 80; Participação de historiadores da educação portugueses em actividades desenvolvidas em outros países; Uma Sociedade Portuguesa de História da Educação.

Rogério Fernandes, em História da Educação - História das mentalidades - História da Cultura, trata sucessivamente de: Campo e Funções da História da Educação no Século XIX e nos Alvores do Século XX; O Ensino da História da Educação e a Formação dos Professores; Em Busca de Alternativas.

Rui Grácio, em A História Recente da Educação em Portugal: problemas de investigação, ocupa-se, pela ordem, de: Esquema Interpretativo do Objecto da Investigação; Que Estatuto Científico para a Investigação?; O Problema das Fontes em Regime Censório.

Ler mais

Autor

Joaquim Ferreira Gomes

Ler mais