Partilhar

História Crítica da Literatura Portuguesa: O Modernismo - Volume VIII

António Apolinário Lourenço, Carlos Reis

Temporariamente Indisponível



Desconto: 20%
26,80 € 33,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Com este volume, encerra-se a publicação dos nove títulos que compõem a História Crítica da Literatura Portuguesa , magnífica obra dirigida por Carlos Reis, da Universidade de Coimbra, que ilustra o movimento da evolução da Literatura Portuguesa das origens até à atualidade, através de textos criteriosamente selecionados e introduções por especialistas de cada período. Este volume, dedicado ao Modernismo, está estruturado do seguinte modo: uma introdução ao período, geração ou autor estudado; uma extensa bibliografia passiva; textos doutrinários da autoria do escritor sobre que incide cada capítulo; textos críticos, selecionados de entre os mais ilustrativos, em relação ao autor, ao período ou à geração literária estudados.

Ler mais

Autor(es)

António Apolinário Lourenço

ANTÓNIO APOLINÁRIO LOURENÇO é professor de Literatura Espanhola na Universidade de Coimbra e membro da Comissão Executiva do Centro de Literatura Portuguesa da mesma Universidade, onde dirige o grupo de investigação “Literatura sem Fronteiras”. Entre os livros que publicou, contam-se uma História da Literatura Espanhola (Porto, 1994), em colaboração com Eloísa Álvarez, e a co-edição (com José Luis Gavilanes) de uma Historia de la Literatura Portuguesa (Madrid, 2000). Relativamente aos estudos pessoanos, para além de trabalhos de menor dimensão, é autor do ensaio intitulado Identidade e alteridade em Fernando Pessoa e Antonio Machado (1995), traduzido para espanhol em 1997 (Universidad de Salamanca). Em 2008, relançou a sua edição anotada da Mensagem de Fernando Pessoa, e organizou e publicou uma colectânea de textos pessoanos intitulada Contra Salazar.

Ler mais

Carlos Reis

CARLOS REIS é professor catedrático da Universidade de Coimbra, sendo especialista em Estudos Narrativos e em Literatura Portuguesa dos séculos XIX e XX, sobretudo no domínio dos estudos queirosianos. Autor de mais de vinte livros (último em data de publicação: Dicionário de Estudos Narrativos, 2018), ensinou em diversas universidades da Europa, dos Estados Unidos e do Brasil. Dirige a Edição Crítica das Obras de Eça de Queirós (17 volumes publicados) e coordenou a História Crítica da Literatura Portuguesa (9 volumes). Foi diretor da Biblioteca Nacional, reitor da Universidade Aberta e presidente da European Associations of Distance Teaching Universities. É membro da Real Academia Española e da Academia das Ciências de Lisboa. Foi distinguido com os prémios Jacinto do Prado Coelho (1996), Eduardo Lourenço (2019) e Vergílio Ferreira (2020). Presentemente é coordenador científico do Centro de Literatura Portuguesa.

Ler mais