Partilhar

ÓSCAR LOPES - A Crítica do Livro / Literatura Portuguesa do século XX

Jorge Costa Lopes

Em Stock



Desconto: 20%
12,79 € 16,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O realismo problemático de «A crítica do livro» e do seu autor protagonizaram um dos períodos marcantes da crítica portuguesa do século XX em geral, e do neo-realismo em particular. Na verdade, o pensamento e ensaísmo de Óscar Lopes não se deixam enclausurar na simples e maniqueísta visão ortodoxa nem, tão pouco, no mero desenvolvimento e aprofundamento de um critério ideológico comprometido com uma estética marxista. Porque, como anota desassombradamente Eduardo Lourenço, o «caso crítico, para só falar nesse aspecto, de Óscar Lopes, é mais complexo, o seu discurso de historiador literário, de ensaísta, de culturólogo mesmo, não se deixa inscrever, senão com reticências infinitas, num esquema simplificador de teor marxista».

ÓSCAR LOPES nasceu a 2 de Outubro de 1917, em Leça da Palmeira, Matosinhos.

Licenciado em Filologia Clássica pela Faculdade de Letras de Lisboa e em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras de Coimbra.

Foi professor liceal de 1941 a 1974, tendo sido nomeado, após o 25 de Abril, Presidente do Conselho Directivo e Pedagógico da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Até à sua jubilação, em 1987, pertenceu ao quadro docente desta Faculdade como catedrático de Linguística. Publicou extensa bibliografia de estudos literários e linguísticos, onde se destacam, entre outros: História da Literatura Portuguesa (1955), em colaboração com António José Saraiva, Gramática Simbólica do Português – um Esboço (1971), Ler e Depois – Crítica e Interpretação Literária 1 (1969), Modo de Ler – Crítica e Interpretação Literária 2 (1969), Os Sinais e os Sentidos – Literatura Portuguesa do Século XX (1986), Entre Fialho e Nemésio (1987), Cifras do Tempo (1990) e A Busca de Sentido – Questões de Literatura Portuguesa (1994). Recebeu o Prémio Jacinto do Prado Coelho (1984), o Prémio P.E.N. Clube Português de Ensaio (1996) e o Prémio Vergílio Ferreira (2002). Óscar Lopes faleceu a 22 de Março de 2013

Ler mais

Autor

Jorge Costa Lopes

É doutorado em Estudos Literários, Culturais e Interartísticos pela FLUP – Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É autor de A Biblioteca de Vergílio Ferreira – As Marginalia nos Livros de Fernando Pessoa, Clarice Lispector e Eduardo Lourenço (bluebook, 2023), Sobre o Riso e o Cómico em Vergílio Ferreira (Âncora, 2014) e As Polémicas de Vergílio Ferreira (Difel, 2010). Organizou e prefaciou, em 2008, a antologia Jornal de um Artista de Beldemónio – Eduardo de Barros Lobo. Vencedor do Prémio Vergílio Ferreira, na categoria ensaio, atribuído pela Câmara Municipal de Gouveia, em 2014, e do Prémio Revelação de Ensaio Literário da APE/IPLB, em 2005, tem publicado ensaios e artigos de crítica literária em diversos periódicos e revistas literárias.


Ler mais