Partilhar

Nuno Álvares Pereira - Guerreiro, Senhor Feudal, Santo

Manuscrito História Divulgativa

João Gouveia Monteiro

Em Stock



Desconto: 10%
17,01 € 18,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

D. Nuno Álvares Pereira é, sem dúvida, um dos maiores heróis da História de Portugal. Condestável do reino, aprendemos nos bancos da escola a sua importância em episódios decisivos, como a Batalha de Aljubarrota. Mas será que conhecemos toda a história deste extraordinário homem que tantos séculos depois da sua morte continua a apaixonar os portugueses?

Baseado numa pesquisa documental exaustiva e na leitura de diversas fontes narrativas medievais, o historiador João Gouveia Monteiro apresenta-nos a primeira biografia completa de D. Nuno Álvares Pereira, que surge nestas páginas nos seus diferentes rostos: o senhor feudal, o guerreiro e o homem de religião.

A sua carreira militar começa em 1381, com a terceira guerra fernandina contra Castela, e termina com a aventura de Ceuta, em 1415. Considerado um génio militar, conta com grandes vitórias no seu currículo: Atoleiros, Aljubarrota e Valverde. Como senhor feudal, fronteiro do Alentejo, Condestável, mordomo-mor do rei D. João I e triplo conde, acumula um património fundiário invejável e afirma-se como um ator político fundamental, numa altura decisiva da nossa história. Como religioso, devoto mariano e donato carmelita, foi o fundador do mosteiro do Carmo, onde viveu os seus últimos anos e veio a falecer em 1431, tendo sido canonizado em 2009. 

Nesta biografia, o autor traça um retrato profundamente humanizado deste homem da Idade Média portuguesa, tentando compreender a relevância das suas ações, enquadrar os seus atos extraordinários e interpretar o arrojo das suas decisões e escolhas mais difíceis, em pleno Portugal dos séculos XIV e XV.

Ler mais

Autor

João Gouveia Monteiro

João Gouveia Monteiro é, desde 1982, Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde ensina história da Idade Média, história militar europeia, história da Antiguidade Clássica, história das religiões e cultura medieval. Desenvolveu investigação científica no Campo Militar de São Jorge - Aljubarrota, com uma equipa pluridisciplinar da Universidade de Coimbra, e estudou longamente as campanhas de D. João I e Nuno Álvares Pereira entre 1383 e 1415. É investigador do Centro de História da Sociedade e da Cultura (Universidade de Coimbra) e do Centro de História da Universidade de Lisboa, e correspondente da Academia Portuguesa da História. É membro fundador e Presidente da Associação Ibérica de História Militar (sécs. IV-XVI).

Ler mais