Partilhar

Nuno Álvares Pereira - Guerreiro, Senhor Feudal, Santo

Manuscrito História Divulgativa

João Gouveia Monteiro

Envio em 10 dias



+5% em Cartão Almedina
Desconto: 10%
17,01 € 18,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

D. Nuno Álvares Pereira é, sem dúvida, um dos maiores heróis da História de Portugal. Condestável do reino, aprendemos nos bancos da escola a sua importância em episódios decisivos, como a Batalha de Aljubarrota. Mas será que conhecemos toda a história deste extraordinário homem que tantos séculos depois da sua morte continua a apaixonar os portugueses?

Baseado numa pesquisa documental exaustiva e na leitura de diversas fontes narrativas medievais, o historiador João Gouveia Monteiro apresenta-nos a primeira biografia completa de D. Nuno Álvares Pereira, que surge nestas páginas nos seus diferentes rostos: o senhor feudal, o guerreiro e o homem de religião.

A sua carreira militar começa em 1381, com a terceira guerra fernandina contra Castela, e termina com a aventura de Ceuta, em 1415. Considerado um génio militar, conta com grandes vitórias no seu currículo: Atoleiros, Aljubarrota e Valverde. Como senhor feudal, fronteiro do Alentejo, Condestável, mordomo-mor do rei D. João I e triplo conde, acumula um património fundiário invejável e afirma-se como um ator político fundamental, numa altura decisiva da nossa história. Como religioso, devoto mariano e donato carmelita, foi o fundador do mosteiro do Carmo, onde viveu os seus últimos anos e veio a falecer em 1431, tendo sido canonizado em 2009. 

Nesta biografia, o autor traça um retrato profundamente humanizado deste homem da Idade Média portuguesa, tentando compreender a relevância das suas ações, enquadrar os seus atos extraordinários e interpretar o arrojo das suas decisões e escolhas mais difíceis, em pleno Portugal dos séculos XIV e XV.

Ler mais

Autor

João Gouveia Monteiro

É professor catedrático da Universidade de Coimbra, onde ensina História Militar e História das Religiões. É investigador integrado do Centro de História da Sociedade e da Cultura. Fundou e foi presidente da Associação Ibérica de História Militar (s. IV-XVI). Criou e dirige a Academia para o Encontro de Culturas e de Religiões (APECER-UC). Dirigiu as obras História Concisa das Grandes Religiões (Manuscrito, 2021) e História das Religiões: Da origem dos deuses às religiões do futuro (Manuscrito, 2023). É autor de centena e meia de trabalhos científicos, entre os quais três dezenas de livros, sendo o mais recente História Medieval de Portugal. Do Condado ao Império (com A. Resende de Oliveira, Tribuna, 2023). Foi professor convidado na Université Paul Valéry (Montpellier) e estagiou nas universidades de Bolonha e La Laguna (Tenerife). Na sua Alma Mater, foi pró-reitor para a Cultura, diretor da Imprensa da Universidade e diretor da Biblioteca Geral.

Ler mais