Partilhar

Habitar o Tempo - Júlio Alves na Maison Cinéma de Pedro Costa

Luís Mendonça, Júlio Alves

Em Stock



Desconto: 10%
18,00 € 20,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Ensaio de Luís Mendonça sobre os filmes "Sacavém" e "Diálogo de Sombras", de Júlio Alves. O ensaio é complementado por uma selecção de fotogramas de ambos os filmes. O livro traz ainda dois DVDs, contendo os filmes "Sacavém", "Diálogo de Sombras", "Chantal+Pedro" e "Companhia".

Ler mais

Autor(es)

Luís Mendonça

Luís Mendonça, nascido em Lisboa em 1986, licenciou-se em Comunicação Social (curso pré-Bolonha) pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa. Realizou o mestrado em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), na especialidade de Cinema e Televisão, tendo como orientador o Professor João Mário Grilo. E doutorou-se na mesma área e pela mesma faculdade sob orientação da Professora Margarida Medeiros e com bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Em 2017, publicou "Fotografia e Cinema Moderno: Os Cineastas Amadores do Pós-Guerra" (Edições Colibri), obra baseada na sua investigação doutoral. Em 2019, publicou "História da Fotografia" (Edições Colibri). Em 2023, publicou "Majestosa Imobilidade" (Edições 70). Atualmente, leciona a unidade curricular "O Ensaio Audiovisual – Teoria e Prática" na Pós-graduação de Estudos Visuais: Fotografia e (Pós) Cinema da NOVA FCSH e a disciplina de História da Fotografia do Curso Profissional do Instituto Português de Fotografia. Deu aulas no âmbito de Cursos Livres concebidos por si em colaboração com colegas da área do cinema e da fotografia. Escreveu vários artigos e participou em inúmeros colóquios sobre cinema, fotografia e filosofia da imagem. Organizou ciclos de cinema e debates. Realizou vídeos, ensaios audiovisuais e a curta-metragem "Lugar /Vazio" (2010), filme mostrado no festival Panorama e exibido na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema. Foi um dos fundadores e é coeditor do website de reflexão e comunhão cinéfila "À pala de Walsh".

Ler mais

Júlio Alves

Júlio Alves (Lisboa, 1971) é realizador. A sua filmografia consiste em 15 filmes divididos entre ficção, documental e experimental. Da sua filmografia mais recente destacam-se Diálogo de Sombras (2021), Arte de Morrer Longe (2020), Chantal + Pedro (2020), Sacavém (2019). Todos os seus filmes tiveram estreia nacional e internacional. Realizou ainda filmes publicitários em diferentes mercados europeus. Doutorado em Ciências da Comunicação e mestre em Estudos Cinematográficos, é docente da Universidade Lusófona nas licenciaturas de Cinema e Artes dos Media e Fotografia, e no mestrado Estudos Cinematográficos. É também membro do Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (CICANT).

Ler mais