Partilhar

Guiomar Mendes - Judia de Castelo de Vide queimada em Auto de Fé

Jorge Martins

Poucos exemplares em stock



Desconto: 10%
10,80 € 12,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O processo inquisitorial de Guiomar Mendes constitui um caso exemplar do funcionamento da Inquisição, que nos permite, simultaneamente, perceber as suas diferentes fases, desde as denúncias à execução da sentença em auto-de-fé; e resgatar a memória de uma das cerca de duas centenas de condenados naturais ou/e moradores em Castelo de Vide.

Justamente por isso, esta cristã-nova castelo-vidense foi escolhida para servir de eixo museológico da Casa da Inquisição de Castelo de Vide. Ao visitá-la, ficamos a saber em que circunstâncias insalubres e mentais viviam os presos nos cárceres da Inquisição – neste caso de Lisboa –, como decorreu o seu processo desde a sua prisão em 28 de novembro de 1662 até à sua execução na fogueira no auto-de-fé de 17 de agosto de 1664.

Ler mais

Autor

Jorge Martins

Jorge Martins é doutorado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Autor de manuais escolares, obras de ficção e ensaio sobre história contemporânea, história local e estudos judaicos e inquisitoriais. Sobre este último tema, proferiu diversas conferências e publicou vários estudos, designadamente os seguintes livros: Portugal e os Judeus, 3 vols., 2006; Breve História dos Judeus em Portugal, 2009; A República e os Judeus, 2010; Maria Gomes, Cristã-nova, 117 anos: a mais idosa vítima da Inquisição, 2012; Manteigas, Minha Pátria: os cristãos-novos de Manteigas, vol. II, 2015; A Inquisição em Ourém, 2016, e O Judaísmo em Belmonte no Tempo da Inquisição, 2016.

Ler mais