Partilhar

Garcia de Orta - de Castelo de Vide para o Mundo

Luísa Ducla Soares, Filipa JaquesILust.

Em Stock



10,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A leitura do tratado quinhentista “Colóquios dos simples e drogas e cousas medicinais da Índia...” de Garcia de Orta, (1563) esteve na base e na génese para a construção de um projeto cultural multifacetado designado como “Entre Diálogos” – evocação de Garcia de Orta nos 450 anos da sua morte. Pensada especialmente para o público infanto-juvenil, a presente obra insere-se nesse espírito, sendo de assinalar a mais-valia da escolha da autora Luísa Ducla Soares, assim como as ilustrações da jovem Filipa Jacques.

Os diálogos entre a proponente do projeto e presidente da associação e a autora do livro, fazem dele um documento de rigor e de verdade, desejando que esta sua segunda edição possa ascender ao Plano Nacional de Leitura num futuro próximo, para se poder continuar a utilizar como recurso didático no serviço educativo das escolas, nas bibliotecas e nos lugares onde o livro e a leitura constituem valores de refe- rência.

A associação Grupo de Amigos de Castelo de Vide, de acordo com o estatuído desde 1992, cumpre assim o desígnio de divulgar e homenagear um dos distintos filhos da terra – Garcia de Orta, o médico, naturalista, cristão-novo, que saindo da sua terra, se notabilizou primeiro como físico do Rei de D. João III e que mais tarde, de Goa, trouxe o conhecimento dos simples e das drogas do Oriente para a Europa e para o Mundo.

[Maria do Carmo Fernandes Alexandre

Ler mais

Autor(es)

Luísa Ducla Soares

Luísa Ducla Soares é uma das mais relevantes escritoras portuguesas de literatura infantil e juvenil, em prosa e poesia, tendo publicado até agora 190 obras, algumas galardoadas e traduzidas. O humor, aliado à fantasia e ao non-sense, constitui uma das marcas distintivas da autora. Ao longo do seu percurso profissional foi tradutora, colaborou com vários jornais e revistas e escreveu guiões para séries televisivas.

Trabalhou 30 anos na Biblioteca Nacional, sendo responsável pela área de pesquisa e Informação bibliográfica. Aí desenvolveu trabalhos tendo em vista a história da literatura infantil em Portugal e a organização de diversas exposições e catálogos sobre o tema.

Ciente da importância do contacto direto com o público mais jovem na promoção da leitura, participou em projetos de divulgação e animação cultural em escolas e bibliotecas elaborando igualmente diversas publicações seletivas da literatura infantil nacional e internacional.


Ler mais

Filipa Jaques

Ler mais