Partilhar

Fundamentos para Uma Teologia da Santidade

Ricardo Figueiredo

Em Stock



Desconto: 10%
19,80 € 22,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Nesta investigação procurámos tematizar a santidade pessoal a partir dos seus fun-damentos, ou seja, a partir das condições de possibilidade de se falar de uma tal participa-ção por parte do homem. Neste sentido, a dissertação é desenvolvida em três passos: em primeiro lugar, a partir dos debates em torno da analogia entis, esta foi entendida não só do ponto-de-vista epistemológico mas também e sobretudo a partir da conceção do ho-mem. Em segundo lugar, apresenta-se a doutrina da eleição em Barth e a Cristologia em Balthasar para fazer emergir os centros de cada um dos sistemas, encontrando em Jesus Cristo a resolução dos impasses que surgiram no primeiro passo. Finalmente, a partir da con-sideração da graça, aborda-se propriamente o sentido da santidade pessoal, na medida em que esta é considerada como participação em Cristo: enquanto grandeza existencial em Barth e enquanto grandeza ontológica em Balthasar.

Ler mais

Autor

Ricardo Figueiredo

Nasceu em 1990, em Sintra.

Presbítero desde 2015, exerceu os seus dois primeiros anos de ministério nas paróquias de Peniche, Atouguia da Baleia e Serra d’El Rei, onde conviveu com muitos jovens. Atualmente é pároco de Óbidos e diretor espiritual de vários jovens.

Além desta biografia espiritual de Carlo Acutis, publicou também na PAULUS Editora as seguintes obras: Um “santo” surfista: o Servo de Deus Guido Schäffer; Nunca foi tão fácil ganhar o Céu: biografia espiritual de São José Sánchez del Río; e Sou feliz, feliz, feliz: biografia espiritual da Irmã Clare Crockett.

Ler mais