Partilhar

Flores Que Namoram Pássaros São Voos de Beija-Flor

Roberto Chichorro

Sujeito a confirmação por parte da editora



19,99 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Roberto Carneiro de Alcáçovas de Sousa Chichorro não é um oureense de gema, mas traz evidentemente Ourém no seu coração. Já lá vão mais de dez anos desde que se deixou levar pela beleza idílica deste nosso Concelho, positivamente influenciado pela arte de bem receber das nossas gentes. (...)

O ano em que celebra 80 voltas ao Sol, é precisamente o mesmo em que se comemora o 30.º aniversário da elevação de Ourém a Cidade. Feliz coincidência esta, que une dois números redondos em torno de um par de acontecimentos marcantes, uma história que se funde num sentimento recíproco de admiração, carinho e respeito. (...)

O Município de Ourém estará para sempre grato a Roberto Chichorro pela projeção e promoção da imagem deste nosso Concelho, pelo país e pelo Mundo fora, graças à excelência de um legado artístico internacionalmente reconhecido. Obrigado, Pintor Poeta!”

Luís Albuquerque

Presidente da Câmara Municipal de Ourém

In contracapa


Ler mais

Autor

Roberto Chichorro

Nasceu em 1941 em Lourenço Marques. Trabalhou como desenhador de publicidade e arquitetura e como decorador de pavilhões para feiras internacionais em Moçambique. Fez cenografias para espetáculos e ilustrou vários livros. De 1982/85 foi bolseiro do Governo Espanhol, em Madrid, para cerâmica (Taller Azul) e zincogravura (Óscar Manezzi). Em 1986 foi bolseiro do Governo Português, vivendo em Portugal desde essa data e dedicando-se exclusivamente à pintura. Desde 1967 expõe, em exposições individuais e coletivas, quer em Portugal, quer nos restantes países europeus, assim como nos PALOP. Entre 1973 e 2020 tem recebido vários prémios e várias menções honrosas. Em 2012 foi homenageado no evento multidisciplinar cultural, PLAST&CINE, realizado pela Editorial Novembro, em parceria com o Eixo Cultural do Douro. Tem referência em vários dicionários de pintores e escultores portugueses e em revistas de arte de âmbito nacional e internacional. É ainda autor de várias ilustrações de livros, de escritores africanos e portugueses, de referência nacional e internacional. Desenvolveu inúmeras iniciativas, evidenciando-se, entre elas, as viagens culturais a museus de referência, encontros com outros artistas, concertos, colóquios e oficinas de prática artística para crianças, jovens e adultos.

A cor, a vibração, a exuberância, a ousadia, a inspiração, o imprevisto, o adorno, o figurativo, o registo, o abstrato, a frescura e o vigor são apenas uma ínfima parte dos nomes que classificam a sua vastíssima obra.


Ler mais