Partilhar

Famílias, Casais e Quintas - Concelhos de Alenquer, Loures, Lourinhã, Mafra, Moura, Óbidos, Peniche, Ponta Delgada, Povoação, Ribeira Grande, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras, Vila Franca de Xira, com ligações a regiões do Norte, Centro, Sul e Ilhas,

Irondina Gomes Matias Viegas

Sujeito a confirmação por parte da editora



Desconto: 10%
67,50 € 75,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Vem este trabalho no seguimento do anterior: Famílias de Alenquer e de Torres Vedras e suas ligações aos Açores, Madeira, Europa, Brasil e Goa, visto que aquelas estão, na sua descendência, relacionadas com estas.

Aqui continuam ilustres e anónimos nas suas ligações aos descendentes de D. Afonso Henriques, de suas irmãs, e de D. Childe Rolim, senhor de Azambuja, assim como de sua esposa: Maria Pais Rebolo ou Maria Pais de Delgado, prima do Papa João XXI, de quem descende também um dos eclesiásticos portugueses mais importantes da primeira metade do século XIII: João Rol, que chegou a bispo de Lisboa por escolha do pontífice, em 1239.

Destacamos algumas personalidades incluídas nesta obra, tais como: Domingos Afonso, o bandeirante, conhecido pelo Mafrense, fundador e povoador de terras que formam o Estado de Piauí, no Brasil, ligado, na sua descendência, à família Paes Landim, deputados estaduais e federais, no Brasil; Doutor Cristóvão Alão de Morais, Juiz de Fora em Torres Vedras; Diogo Cisneiros, governador do Castelo de Lisboa (séc. XVII); Dom Daniel Batalha Henriques, bispo auxiliar de Lisboa, nascido em St.o Isidoro, Mafra; Bartolomeu Carvalho da Fonseca: Dom Frei Agostinho da Anunciação, arcebispo de Goa; Dom Frei Eugénio Trigueiros, bispo de Macau e arcebispo de Goa, n. em 1687 em Torres Vedras; Dom Nuno Brás Martins, bispo do Funchal, n. do Vimeiro; Dom Rafael Maria da Assumpção, bispo de Limira, n. de Varatojo, falecido em 1959; Doutor José Tomás de Sousa Martins, médico e professor catedrático, n. de Alhandra, falecido em 1894; José da Assumpção Rolim, sacerdote, n. de Atalaia de Baixo, que integrou o 1.o grupo de missionários que em 1898 foi fundar as missões franciscanas em Moçambique; José Augusto Faure da Rosa, n. em 1873 em Leiria, m. em Vale da Borra: Governador de Damão, Chefe do Estado-Maior do Quartel General do Governo da Índia, Grande Oficial da Ordem Militar de Aviz; José Félix Henrique Nogueira, n. em 1823 em Dois Portos; Marquês de Inhambupé, n. no Brasil, Juiz de Fora em Torres Vedras (séc. XVIII); Padre António Vieira Ravasco, n. em Lisboa em 1608; Teodósio Henriques Pato da Cunha, 6.o morgado da Bandalhoeira; Aurora Roque Vale Jordão, superiora da Casa da Lousã, onde faleceu em 1963; António Alves Sabino, n. em 1923 em Vale Martelo, o qual fez todo o seu percurso de padre, professor e diretor, no seminário franciscano de Montariol.

Do estrangeiro constam os seguintes apelidos: Belford; Bomelman; Bray; Brunette; Buytrago; Camanho; Cisneros ou Cisneiros; Corvini; Dauvergne - França; Doronet; Duhau - França; Francis Anne Latham - Londres; Isabel Eller, filha de William Eller e de Elisabeth Hocking; Kant; Landrove; Lapenha, La Penha; Leitgel; Manitti; Mobili, Porcel; Portch; Potier; Riley; Sagaseti; Sommer; Tovar; Velez.

Reunimos aqui várias quintas e suas famílias, assim como seus anexos e engenhos que as integram: azenhas, capelas, ermidas, moinhos, morgados...

Estes trabalhos são a base, suporte e tronco de famílias que agregam a obra que seguirá sobre Goa.

Ler mais

Autor

Irondina Gomes Matias Viegas

IRONDINA Gomes Matias VIEGAS – Nasceu a 26 de novembro de 1943 no concelho de Torres Vedras.

Funcionária pública, aposentada. É licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa.

Colaborou em jornais regionais; nas revistas Voz do Oriente e Ecos do Oriente; no Dicionário Internacional da Arte, da Literatura e da Cultura Contemporânea da Lusofonia; na Antologia de Poesia Lusófona & Textos Outros em Línguas Outras, Cadernos do Povo/Revista Internacional da Lusofonia, Ponte Vedra; na Aires Córdoba, Asociacion Cultural; no Círculo Nacional d’Arte e Poesia, na Editorial Minerva; na Folheto Edições & Design, Leiria; Sinapis Editores; Portugal Mag, Edições, Paris.

Tem colaborado, com poesia, nas Edições Colibri: Paradigma(s) – Coletânea de poesia e texto poético da Lusofonia (setembro de 2016) e Eclética I (março de 2017), Eclética II (setembro de 2017) e Eclética III (fevereiro de 2018). 

Ler mais