Partilhar

Desconto: 10%
19,80 € 22,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A versão portuguesa de Escritos Escolhidos constitui até hoje a mais completa antologia de textos de Giorgio Grassi. O livro que agora se dá a ler corresponde, em parte, à versão original italiana que em 2000 - sob o título Scritti Scelti, 1965-1999 - a casa editorial Franco Angeli fez publicar. Desta edição ficou de fora apenas um único texto - Arquitectura como Ofício - que corresponde à introdução de Grassi à sua própria tradução de Hausbau und Dergleichen de Heinrich Tessenow que, por razões de ordem editorial, optámos por publicar posteriormente, no âmbito da presente colecção, enquanto tradução da tradução do livro de Tessenow, porquanto tão tendenciosa e rica é a apropriação que Grassi faz do livro e do pensamento de Tessenow.

Acresce, na versão portuguesa, o período cronológico que vai de 1999 (ano que antecede o ano de publicação do livro pela Franco Angeli) até 2015 (ano que supostamente antecederia o ano de publicação que prevíamos para a versão portuguesa). Ou seja, estes Escritos Escolhidos que o leitor agora tem nas mãos correspondem a uma versão, como é habitual dizer-se, revista e aumentada da versão original italiana, daí o seu subtítulo distintivo que, assim, dá notícia do prolongamento cronológico realizado: 1965-2015.

A revisão dos textos já anteriormente publicados passou, essencialmente, por um novo elenco de imagens em relação directa com a escrita (foi também opção do autor seguir o esquema gráfico de paginação da versão alemã - intitulada Ausgewählte Schriften 1970-1999 - em que as páginas com imagens acompanham, lado-a-lado, a cadência dos escritos), na feliz expressão de Benjamin, dando a ver autênticas imagens do pensamento grassiano. Umas e outros estabelecem, quanto a nós, os vínculos que dão corpo às principais ideias que percorrem a obra arquitectónica de Grassi.

Ler mais

Autor

Giorgio Grassi

Ler mais