Poderá gostar
Detalhes do Produto
- Editora: Afrontamento
- Categorias:
- Ano: 2021
- ISBN: 3225745614009
- Número de páginas: 252
- Capa: Brochada
Sinopse
A singularidade de cada um dos textos incorporados neste número traduz a urgência de uma reflexão coletiva e crítica em torno da medicalização da escolarização a que assistimos nos mais diversos contextos e níveis dos sistemas educativos. Nesse sentido, e porque cada um destes contributos reclama, de forma sustentada, sensível e comprometida a urgência do aprofundamento da reflexão e da intervenção em torno da problemática que nos mobiliza neste número da ESC, agradecemos vivamente a todas e a todos esta partilha, nesse profundo agradecimento incluindo os que, tendo submetido os seus artigos, não os viram integrados no contexto deste número especial.
ESTA REVISTA TEM COMO FINALIDADE CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, AJUDANDO A ESTABELECER E A APROFUNDAR O DIÁLOGO ENTRE CULTURAS E OLHARES DISCIPLINARES E CONTRIBUINDO PARA QUALIFICAR O DEBATE PÚBLICO SOBRE OS PROBLEMAS EDUCATIVOS E SOCIAIS.
Devemos perguntarmo-nos qual é a contribuição que os intelectuais dão ao racismo da inteligência. Seria bom estudar o papel dos médicos na medicalização, quer dizer, na naturalização das diferenças sociais, dos estigmas sociais, e o papel dos psicólogos, dos psiquiatras e dos psicanalistas na produção de eufemismos que permitem designar os filhos dos sub-proletários ou dos imigrantes de tal maneira que os casos sociais se tornam casos psicológicos e as deficiências sociais, deficiências mentais.
Pierre Bourdieu (1984)
Ler mais