Partilhar

Economias de Bem Viver - Contra o Desperdício das Experiências

Epistemologias do Sul

Boaventura de Sousa Santos, Teresa Cunha

Em Stock



Desconto: 10%
23,31 € 25,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

É tão difícil imaginar o fim do capitalismo como imaginar que o capitalismo não tenha fim. O capitalismo, de forma articulada com as outras formas de poder modernas, o colonialismo e o heteropatriarcado, é hoje mais injusto e mais excludente em relação a grupos sociais mais amplos presentes em mais regiões do mundo do que em qualquer período anterior.
A construção destas duas sociologias é o desafio a que nos propomos neste livro. Procuramos ampliar as possibilidades de pensar e reconhecer projetos concretos de emancipação com base em sociabilidades económicas, que resistem, ou estão para lá do capitalismo. Queremos levar a cabo um exercício coletivo de pensamento pós-abissal para o qual os sistemas de opressão são pensados para serem transgredidos. Propomo-nos, pois, fazer um enfrentamento teórico e empírico que envolve várias tarefas.
Este livro não é dirigido somente a quem se dedica à sociologia económica ou à economia solidária. Trata-se de uma interface entre a economia política, o ecofeminismo, os estudos sobre o trabalho e outras economias que, longe de serem categorias fechadas ou disciplinares, são manifestações vivas da imaginação e das competências coletivas de resistência e transformação.

Ler mais

Autor(es)

Boaventura de Sousa Santos

Boaventura de Sousa Santos é professor catedrático jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Distinguished Legal Scholar da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos. É também diretor emérito do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e coordenador científico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa.

Ler mais

Teresa Cunha

Teresa Cunha nasceu no Huambo, em Angola. Estudou Filosofia, Ciências da Educação e Sociologia. Tem vários trabalhos publicados sobre Timor-Leste. Com o título «Depois da Guerra, antes da Paz: As Vozes das Mulheres de Timor-Leste» na sua tese de mestrado que deu origem a este livro analisou a reconstrução pós-bélica de Timor-Leste a partir dos pontos de vista das suas mulheres. É doutoranda do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Coordena projectos de Desenvolvimento Local e de Cooperação Internacional no âmbito não governamental. É formadora sénior dos Centros Europeus de Juventude do Conselho da Europa e professora na Escola Superior de Educação de Coimbra.

Ler mais