Partilhar

Economia Portuguesa - Melhor é Possível

Fora de Coleção

António Mendonça Pinto

2 dias

Desconto: 54%
10,00 € 21,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

"Trata-se de um ensaio sobre economia, mas não é um livro de economia em sentido estrito, destinado exclusivamente a especialistas e que só estes podem discutir. De algum modo estamos dentro do livro, fazemos parte, todos, daqueles a que o mesmo se destina. Mais: sentimo-nos tocados pela "mobilização" geral que o texto comporta, isto é, o seu conteúdo como que nos força a decidir sobre se queremos estar disponíveis para ajudar a transformar o "melhor é possível" do título em realidade tangível. (...)

Com este "Economia Portuguesa — melhor é possível" é a cidadania participativa que fica a ganhar, pois estamos perante uma análise global da nossa sociedade, dos seus impasses, das suas complexidades e das vias de solução. (...)

O entusiasmo do Autor aparece enquadrado "numa mensagem realista e de esperança", envolvendo-nos a todos na solução dos problemas que nos dizem respeito, como integrantes da mesma comunidade nacional. (...)

O seu livro, em que tanto da sua experiência mais recente se vê espelhada, constitui um sólido contributo para uma permanente discussão cívica e cidadã quanto às exigências do nosso crescimento económico e do nosso desenvolvimento. Na verdade, sem escamotear o olhar crítico e também propositivo, dá-nos esperança e confiança. É do que mais precisamos."

Jorge Sampaio (Prefácio)

Índice

Capítulo 1 – Sair da crise económica e entrar num desenvolvimento novo
Capítulo 2 – Vencer o desafio da globalização da economia e da integração europeia
Capítulo 3 – Promover a produtividade e o crescimento económico
Capítulo 4 – Aumentar o emprego e combater o desemprego
Capítulo 5 – Reduzir o défice externo e limitar a dependência do exterior
Capítulo 6 – Reduzir o défice orçamental e sanear as finanças públicas
Conclusão

Ler mais

Autor

António Mendonça Pinto

ANTÓNIO MENDONÇA PINTO tem 60 anos, licenciou-se em Finanças, no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras, em 1970, e tem exercido a sua actividade profissional no Banco de Portugal onde, actualmente, é consultor económico. No período de 2001 a 2006 foi consultor para os assuntos económicos da Casa Civil do Presidente da República Dr. Jorge Sampaio e, entre 1986 e 1988, fundou e dirigiu o Gabinete de Estudos Económicos do Ministério das Finanças. No desempenho das suas funções profissionais tem participado em vários comités e reuniões internacionais, nomeadamente na OCDE e na União Europeia. Na sua carreira académica foi responsável e leccionou várias disciplinas no Instituto Superior de Economia, no Instituto de Formação Bancária, na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e na Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa Interessado pelas questões económicas e financeiras, nacionais e europeias, tem sido orador em conferências e seminários, escrito artigos para jornais e revistas e publicado em livro Sistema Monetário Europeu (Instituto Superior de Gestão Bancária, 1994), União Monetária Europeia – Portugal e o Euro (Universidade Católica Editora, 2.ª Edição, 1997), Política Económica – em Portugal e na Zona Euro (Principia, 1999), O Desafio Europeu e a Economia Portuguesa – Uma discussão necessária (Verbo, 2000) e Economia Portuguesa — Melhor é Possível (Edições Almedina, 2007). Lisboa, Junho de 2008.

Ler mais