Partilhar

Comércio Internacional e Crescimento a Longo Prazo: o contexto mundial, notas sobre Portugal

Alfredo Marques


Versão em Ebook

Ebook Vitalsource
Ebook em formato que respeita a paginação original.
Acesso online e offline permanente à sua Biblioteca de Ebooks

Saiba mais



23,99 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Neste livro faz-se uma análise sistemática, a nível teórico e de políticas públicas, e assente nas experiências históricas mais relevantes, da relação entre o comércio internacional e o crescimento económico a longo prazo, tendo por quadro de referência temporal os últimos dois séculos. O livro inclui também uma análise empírica do crescimento a longo prazo, mostrando, durante o período referido, a formação progressiva de um mundo dividido entre países desenvolvidos e ricos, e países subdesenvolvidos e pobres. Aborda-se o processo de industrialização dos países ocidentais e dos países asiáticos atualmente desenvolvidos ou emergentes, como mola propulsora do desenvolvimento desses países. Incluem-se notas sobre Portugal sobre os principais temas tratados. Destaca-se, neste último plano, a análise do desempenho exportador das empresas portuguesas, a qual, mostrando um muito baixo nível do valor exportado, sugere problemas de eficiência das empresas e especializações tecnologicamente pouco qualificadas da economia nacional, comprometendo o seu crescimento sustentado.
O livro destina-se ao público académico que estuda as matérias versadas, mas, pelo seu conteúdo e pelo método adotado no tratamento dos temas (onde não existe formalização matemática), pode também interessar ao leitor comum com alguma familiaridade com a linguagem económica.

Ler mais

Autor

Alfredo Marques

Licenciado em Economia pela Faculdade de Ciências Económicas de Aix-en-Provence (1974) e doutorado em Economia (ramo de Economia do Desenvolvimento) pela Universidade de Ciências Sociais de Grenoble (1980). Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Docente desta Faculdade desde 1974, lecionando nas áreas da Economia da Integração Europeia (Teoria, Instituições, Políticas Comuns), Economia do Crescimento e do Desenvolvimento, Economia Industrial e Economia Portuguesa. De 1988 a 1996 foi administrador principal da Comissão Europeia na Direção Geral da Concorrência, onde foi responsável pela Coordenação da Unidade «Auxílios Regionais» e pela monitorização dos Programas Nacionais de Desenvolvimento Regional dos diferentes Estados-Membros co-financiados pelos Fundos Estruturais. Foi, ainda, presidente da CCDRC (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro). Tem exercido atividade de consultoria sobre políticas europeias desde 1996 e participado na avaliação de Programas Operacionais co-financiados pelos Fundos Comunitários. É autor de Economia da União Europeia (Almedina) e de mais de três dezenas de artigos e capítulos de livros sobre problemas de crescimento e desenvolvimento económico, especialização produtiva, política industrial, inovação tecnológica e temas comunitários (em particular, Política de Concorrência, Fundos Estruturais e União Monetária).

Ler mais