Partilhar

E de Súbito é Noite. Caderno Pandémico

Vários

Em Stock


Desconto: 10%
8,10 € 9,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Sabemos que é disso que somos feitos, de histórias; «alimentaram-nos com elas desde a infância». O problema que enfrentamos hoje é a falta de vigor das nossas ficções, a fragilidade das redes que estão deitadas no leito da realidade.

Nem da água a frieza, nem aquela tensão que range, «rompendo o leve ocidente», nada disso puxamos. O problema, vinca Vuillard, é que «ninguém sabe contar as histórias verdadeiras».

E agora seria importante ouvir as histórias que despertam nos nervos a memória para não se ceder a esses estados de alucinação colectiva.

Apesar de tudo, «existe um continente negro que envia descobridores» [Kraus]. Há vozes terríveis que, estranhamente, nos acalmam. Elas dizem-nos que, de algum modo, tudo podia ser infinitamente pior, como foi, e assim mesmo sobreviveria em nós um ânimo desafiador, poderíamos até despertar a velha praga dos homens que resistem longamente alimentando-se a aveia nalgum sótão, preparando uma nova investida que nos livre da literatura de repouso que é característica dos períodos em que todos os vícios parecem toleráveis, enquanto a tragédia afia as garras guardando a sua deixa.

Ler mais

Autor

Vários

Ler mais