Partilhar

Do Álbum Que Me Coube em Sorte - O Cinema como Metamorfose da Experiência Interior

José Bogalheiro

Em Stock



Desconto: 10%
13,50 € 15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Os textos que agora se reúnem em livro foram originalmente publicados, com periodicidade mensal, a partir de Novembro de 2021, no site de cinefilia À Pala de Walsh, sob a forma de crónicas cujo sopro inicial partiu de versos de António Franco Alexandre — «E falta-me esta imagem para ter / inteiro o álbum que me coube em sorte» —, nos quais surgiu o motivo para o título da série. […]

A presente edição, adoptando o título Do Álbum Que Me Coube em Sorte da segunda série de crónicas e mantendo a remissão para o cinema como metamorfose da experiência interior, que o subtítulo do livro conserva, retoma, com as correcções trazidas pela revisão, os textos que se projectaram como uma variação da afirmação de Guido Ceronetti segundo a qual «a mulher é imagem», que Maria Filomena Molder me assinalara, sendo que, considerado o resultado da metamorfose propiciada por essa experiência de espectador de cinema, o que acabou por ser trazido à superfície — a bem dizer, a esse ecrã em que as imagens se sustêm de forma cristalizada, irredutivelmente fragmentária — são presenças reais, que se impõem ao amor de um fetichista, que os versos de António Franco Alexandre me induziram a tomar por imagens do álbum que me coube em sorte.

[José Bogalheiro]

José Bogalheiro é investigador integrado do CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação e professor coordenador jubilado do Departamento de Cinema da ESTC – Escola Superior de Teatro e Cinema, instituição em que, entre 1981 e 2020, lhe coube também desempenhar cargos de direcção, nomeadamente, como vogal da Comissão Instaladora e como director do Departamento de Cinema. Na actividade profissional no cinema exerceu várias funções, com destaque para as de produtor na Trópico Filmes. Na Documenta, publicou Empatia e Alteridade: A Figuração Cinematográfica como Jogo (2014) e Se Confinado Um Espectador: O Cinema como Metamorfose da Experiência Interior (2022) e editou, com Manuel Guerra, Descasco as Imagens e Entrego-as na Boca: Lições António Reis (2020).

Ler mais

Autor

José Bogalheiro

Professor Coordenador no Departamento de Cinema da Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), instituição em que, desde 1981, exerceu também várias funções de direção, nomeadamente como vogal da Comissão Instaladora e como Diretor do Departamento de Cinema.

Estudou Jornalismo na Faculdade de Filosofia da Université Libre de Bruxelles (ULB). Formou-se em Psicologia pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA). Fez o Curso de Cinema da Escola de Cinema do Conservatório Nacional.

É doutorado em Psicologia, especialidade de Psicanálise, pelo Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA-IU).

Na sequência da formação em cinema e de uma primeira experiência profissional na Equipa TV/Cinema da Secretaria de Estado da Emigração (1977-78), na atividade profissional no cinema exerceu várias funções, com destaque para as de produtor na Trópico Filmes (1985-95).

Como bolseiro do governo italiano, desenvolveu no Centro Sperimentale di Cinematografia de Roma (1979-81) uma investigação sobre «Ponto de vista em cinema e neo-realismo cinematográfico», trabalho que prosseguiu, a par de toda a sua atividade docente, na sua tese de doutoramento — Empatia e Alteridade: A Figuração Cinematográfica como Jogo (Documenta, 2014), focando-se na experiência fílmica enquanto experiência paradoxal do espectador.

No âmbito da representação internacional do Departamento de Cinema que, desde 1990, assegurou no CILECT — Centre International de Liaison des Écoles de Cinéma et de Télévision, foi membro do Comité Executivo do GEECT — Groupement Européen des Écoles de Cinéma et de Télévision (1993-97) e membro do Comité de Acompanhamento do projeto VISIONS — Atelier europeu de Realização documental dedicado à formação e produção de projetos de documentário (1992-99), participando na reflexão sobre o ensino do cinema e nas atividades promovidas no seio destas associações em que estão filiadas as mais importantes escolas de cinema.

Ler mais