Partilhar

As Comunidades Sefarditas – (Séculos XVI-XVII)

Florbela Veiga Frade

Em Stock



Desconto: 10%
17,99 € 19,99 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Esta obra de grande fôlego só se explica pelo longo percurso de pesquisa transcorrido por esta investigadora, cujo doutoramento em 2007 já foi um bom prenúncio. Nessa altura a nova doutora foi incentivada a continuar a sua pesquisa inédita, difícil, demorada e custosa, na medida em que parte das fontes estavam longe e de consulta árdua. Havia que prosseguir também a investigação em vários arquivos portugueses e obviamente cruzar uma enorme série de dados, para além de seguir toda uma bibliografia que ia saindo e constituiu um suporte precioso. (...)

A tese de doutoramento foi a base, a pedra angular para esta obra onde a autora como investigadora demonstra bem ser culta, sagaz, meticulosa, perfeccionista.”

[ELVIRA MEA (prefácio)]

***

Col. TRAVESSIAS

Atravessar o Mar Oceano, tocar as margens e fixar lugares, mitos e ideias na sua clara ou ambígua essência.

Resgatar do esquecimento vaga gente definida num olhar, homens e mulheres que cruzavam o oceano projetando na outra margem a ambição de regressar com fama e muito proveito ou de ficar por lá, rendidos à riqueza de um Mundo Novo.

Recuperar percursos de mercadores sefarditas ou não, associados ao trato transatlântico, ao poder, à construção dos impérios ibéricos.

Ler o mundo na sua fascinante complexidade multicultural, eis o desafio da Coleção Travessias do Instituto de Cultura Ibero-Atlântica.

Ler mais

Autor

Florbela Veiga Frade

FLORBELA VEIGA FRADE é natural de Borba e residente em Sintra desde os sete anos. É doutora em História Moderna (2007, Universidade de Lisboa) e foi bolseira de dois projectos de pós-doutoramento (2008-2010, Universidade do Porto e Institut für die Geschichte der deutschen Juden; 2011-2013, CHAM, UNL). Participou em vários projectos colectivos financiados pela FCT e Fundação Gulbenkian e numa COST Action financiada pela EU Framework Programme e pela European Science Foundation. Fez parte de júris internacionais de projectos e de várias revistas científicas. Leccionou no ensino secundário e universitário e participou em diversas obras colectivas. Também escreveu capítulos de livros e artigos em revistas indexadas. Fez dezenas de apresentações em colóquios naci- onais e estrangeiros. Durante a presidência de Gabriel Steinhardt, entre 2016 e 2020, integrou o conselho consultivo e de análise processual da Comunidade Israelita de Lisboa para atribuição da nacionalidade portuguesa aos descendentes de judeus portugueses.

Ler mais