Partilhar

Diário dos Infiéis

João Morgado


Versão em Ebook

Ebook Adobe Digital Editions
Instruções de funcionamento



Desconto: 10%
8,09 € 8,99 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Nunca fica tudo dito sobre o amor que acaba.

Quatro casais, oito personagens e a pergunta que nos assalta quando percebemos o fim: ainda me amas?
Não sabem o que os faria felizes, nem se lembram do dia em que sentiram o peso da solidão, em que se amaram ou se desejaram. Hoje, não se reconhecem, não têm coragem para mudar de vida, para assumir o fim e procurar noutro amor o caminho de volta para o compromisso maior: ser feliz.
Num diário de emoções íntimas, falam na primeira pessoa do que sentem em relação a si e aos outros. Concluem que, cada um à sua maneira, todos foram infiéis: por actos, pensamentos ou omissões.
Com vidas entrelaçadas, cada um descreve no diário a sua viagem pelo mundo do sexo, do desejo, do pudor, do egoísmo, do amor-próprio, do envelhecimento, do sonho, da morte... Enfim, a matéria-prima da qual é feita a existência de gente vulgar. «Sobre nós ninguém escreverá um romance», diz uma das personagens. Talvez desconhecendo que todos os dias a vida nos ensina o contrário.

Ver por dentro:

Ler mais

Autor

João Morgado

“Os meus heterónimos moram todos na mesma casa e olham o mundo pela mesma varanda, pelo que respondem pelo mesmo nome”.

Descreve-se como um “autor plural”. Entre navegadores do século XVI e amores contemporâneos, João Morgado navega por diferentes universos literários com uma peculiaridade única: consegue ser vários escritores num só. Uma abordagem multifacetada já lhe rendeu nove prémios literários, além de adaptações teatrais e musicais. As suas obras foram traduzidas para línguas como inglês, russo, sérvio, indonésio e chinês, expandindo o seu trabalho para além-fronteiras. Tem participado em festivais literários, e encontros culturais na Europa, Brasil, Cabo Verde, Indonésia…

Entre os seus prémios literários destacam-se:

Romance: Prémio Literário Ferreira de Castro 2019 :: Prémio "Medalha do Mérito Literário da Ordem Internacional do Mérito do Descobridor do Brasil, Pedro Álvares Cabral”, 2017 :: Prémio Literário António Gaspar Serrano, 2016:: Prémio Literário António Alçada Baptista 2014 :: Prémio Literário Vergílio Ferreira 2012. Novela: Prémio Literário Fundação Dr. Luís Rainha Correntes d’ Escritas, 2015 :: Prémio Nacional de Literatura LIONS 2015 :: Conto: Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca 2020 :: Poesia: Prémio Literário de Poesia Arandis - Manuel Neto dos Santos, 2015

João é doutorando em Comunicação na Universidade da Beira Interior, é membro correspondente da Academia Luso-Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro.

Pelo seu impacto na cultura luso-brasileira e investigação sobre Pedro Álvares Cabral, João Morgado foi distinguido com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Cívico e Cultural e o Troféu Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. É membro do Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão, do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e da Academia de Filosofia e Ciências Humanísticas Lucentina.

Ler mais