Detalhes do Produto
- Editora: Dom Quixote
- Categorias:
- Ano: 2020
- ISBN: 9789722071062
- Número de páginas: 256
Sinopse
Qual a relação entre Deus e o Mercado? Provém o Mercado de uma ordem pré-estabelecida que deve ser respeitada? Ou, pelo contrário, o Mercado cria desequilíbrios que são entraves à existência humana plena e à harmonia social? O que diz a Doutrina Social da Igreja, e os grande pensadores cristãos, sobre estas questões? Há um modelo cristão de economia?
O padre VÍTOR MELÍCIAS e o economista JOÃO CÉSAR DAS NEVES debatem estes e outros assuntos que nos interpelam e que marcam o nosso tempo. Com a moderação do jornalista NICOLAU SANTOS, reflectem também sobre temas candentes da actualidade económica – a limitação dos salários altos, a pretensa captação do poder político pelo sistema financeiro, a integração da questão ecológica na economia, o aumento das desigualdades sociais criadas pela globalização, o crescimento dos extremismos com a crise da Covid, as razões da estagnação económica portuguesa nas últimas décadas, e o pensamento económico do Papa Francisco.
Um livro que resulta de uma conversa informada e sempre cativante entre três amigos que raramente estão de acordo, Deus e o Mercado é uma importante reflexão sobre o mundo desafiante em que vivemos.