Partilhar

Compensações Devidas pelo Pagamento de Dívidas dos Cônjuges - Análise Crítica

Monografias

Cristina M. Araújo Dias

Em Stock



Desconto: 20%
20,71 € 25,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Na constância do matrimónio ocorrem frequentemente transferências de valores entre as diferentes massas de bens, especialmente se os cônjuges estiverem casados num regime de comunhão. Tais transferências darão origem, no final do matrimónio, a créditos e débitos recíprocos: os patrimónios próprios podem ser credores do comum, este daqueles e os próprios de cada um podem ser devedores dos próprios do outro. Exige-se, assim, a previsão de determinados mecanismos destinados a realizar um justo equilíbrio patrimonial entre os cônjuges.
O objeto do nosso estudo centra-se num desses mecanismos - as compensações - e tem como principal escopo chamar a atenção para as compensações pelo pagamento de dívidas do casal e os problemas que a sua regulação coloca, tentando, pontualmente, sugerir algumas formas de os resolver ou, pelo menos, atenuar.

Ler mais

Amostra

Autor

Cristina M. Araújo Dias

Professora Associada com Agregação da Escola de Direito da Universidade do Minho; Investigadora do JusGov - Centro de Investigação em Justiça e Governação; Diretora do Curso de Mestrado em Direito das Crianças, Família e Sucessões da Escola de Direito da Universidade do Minho; Leciona em vários Mestrados na área do Direito da Família e Direito das Crianças e Jovens na Universidade do Minho e colaborou, na mesma área, noutras Universidades; Colaboradora permanente da Lex Familiae - Revista Portuguesa de Direito da Família; Membro do Conselho Consultivo da revista Scientia Iuridica; Diretora da Revista Cadernos de Direito Privado.

Ler mais