"(…) Retrato antropológico, Comenda com Gente é uma história de muitas vidas, de uma comunidade, de vizinhos. Será apreciado na sua terra. Mas esta parte da história das histórias de Portugal merecia ser conhecida e reconhecida em todas as partes, é assim que se faz um destino colectivo que sabe a sua memória."
Franciso Louçã, in Prefácio
"À Comenda da vida na charneca alentejana, Lavrada, então, com bois, com o arado, Eis a Comenda, na planície plana, que se chamava Castelo Cernado. Terra de agricultura e montado, de artes, ofícios, e alma humana. o campo, gado, a urze, e as cabanas, Eram nela uma tela - óleo sagrado! Lembro as tecedeiras, e os teares, e o som da IFAL quebrando os ares, Lembro a carreira cheia de estudantes! Lembro a moagem, com os seus sons sedosos! Sem jovens, hoje apenas há idosos, Não volta a Comenda que era dantes!"
António José Margarido Pulquério
Ler mais
Jorge Branco
Jorge Porfírio Nunes Branco nasceu na aldeia de Comenda, Gavião, Portalegre. Licenciou-se em medicina, em Lisboa, em 1979. Tem a especialidade de medicina geral e familiar que exerce desde 1980 até hoje (2024). Como médico de família trabalhou nos centros de saúde de Almada, Barreiro, Quinta da Lomba, Sacavém, Prior Velho e Marvila (Lisboa), onde ainda se mantém. Entre 1989 e 1994 foi médico no hospital prisional de Caxias.
Escreveu primeiro, dois livros de cariz científico e em 2014 aventura-se na ficção, a partir da realidade profissional e da análise sociológica dos seus utentes, repetindo a dose e o estilo em 2022; em 2015, lança outro livro de ficção baseado nas memórias juvenis, na aldeia natal, primeiro duma trilogia, que passou por “Comenda com Gente...”, em 2018, e que será completada com “Comenda com História”. Da sua vivência no ambiente prisional, editou “Crónicas Prisionais”, em 2016. Mais recentemente, em 2023, publicou "A Quadrilha dos Galhardos e Outros Contos".
A escrita é como um vício, quem o apanha raramente se cura completamente, e, neste caso, ainda bem. Se ele continuar, como é expetável, mais títulos surgirão, no futuro imediato.
Ler mais