Partilhar

Colectânea de Direito das Fundações

Diogo Costa Gonçalves, Rui Soares Pereira

Disponibilidade Imediata

Desconto: 10%
20,26 € 22,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

NOTA PRÉVIA

A Lei-Quadro das Fundações, aprovada pela Lei n.° 24/2012, de 9 de Julho, e alterada pela Lei n.° 150/2015, de 10 de Setembro, modificou de forma muito significativa o panorama jurídico português em matéria de Fundações. Atentas as modificações introduzidas no Direito Civil, as diversas críticas apresentadas no sentido da reforma e revisão do actual quadro normativo e as perspectivas de futuro que se têm vindo a desenhar, o Centro de Investigação de Direito Privado da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa tem-se empenhado na realização de Jornadas de Direito das Fundações. O propósito dessas Jornadas é o de promover as necessárias reflexões entre pessoas ligadas à academia e à sociedade civil, congregando também entidades representativas do sector fundacional.
Volvidos quase 6 anos de vigência da referida Lei-Quadro, justifica-se continuar a estimular o estudo do Direito das Fundações em Portugal. Dele depende o devir da própria realidade fundacional e o papel que as Fundações são chamadas a desempenhar na sociedade. Não existe, entre nós, nenhuma obra que reúna numa única publicação as principais fontes normativas do Direito das Fundações. Também se encontram dispersos, e sem fácil acesso, muitos outros elementos relevantes para o seu estudo (relatórios, antecedentes, pareceres do conselho consultivo, etc.). A presente publicação visa, justamente, oferecer a todos os interessados a colectânea desses materiais mais relevantes, facilitando a sua consulta e rápido acesso.
Uma palavra de agradecimento é devida às Senhoras Carla Baptista e Mafalda Duque pela preciosa ajuda na recolha e compilação dos elementos incluídos na presente publicação.

PARTE I - ELEMENTOS LEGISLATIVOS
Capítulo I - Legislação principal
1. Código Civil (artigos 157.° a 166.° e 184.° a 194 °)
2. Lei-Quadro das Fundações, aprovada pela Lei n.° 24/2012, de 9 de Julho, e alterada pela Lei n.° 150/2015, de 10 de Setembro
3. Portaria de execução n.° 75/2013, de 18 de Fevereiro
4. Despacho n.° 11648-A/2016, de 29 de Setembro
Capítulo II - Legislação complementar
1. Lei n.° 1/2012, de 3 de Janeiro (Lei do Censo às Fundações)
2. Resolução do Conselho de Ministros n.° 79-A/2012, de 25 de Setembro (Aprova propostas de decisão relativas ao processo de censo às fundações)
3. Resolução do Conselho de Ministros n.° 13-A/2013, de 8 de Março (Aprova as decisões finais relativas ao processo de censo às fundações)
PARTE II - OUTROS ELEMENTOS RELEVANTES
Sumário
Capítulo I - Relatório do Tribunal de Contas, de 27 de Janeiro de 2011
Capítulo II - Exposições de motivos da Proposta de Lei n.° 42/XII e da Proposta de Lei n.° 342/XII
1. Proposta de Lei n.° 42/XII
2. Proposta de Lei n.° 342/XII
Capítulo III - Pareceres de entidades ouvidas no âmbito dos processos legislativos
1. Pareceres emitidos aquando da Proposta de Lei n.° 42/XII
2. Pareceres emitidos aquando da Proposta de Lei n.° 342/XII
Capítulo IV - Acórdão do Tribunal Constitucional n ° 534/2014 de 2 de Julho de 2014

Ler mais

Autor(es)

Diogo Costa Gonçalves

Doutor em Direito Professor Auxiliar na Faculdade de Direito de Lisboa CURRICULUM VITAE

Ler mais

Rui Soares Pereira

Professor Auxiliar da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL). Membro do Centro de Investigação em Direito Penal e Ciências Criminais (CIDPCC) e do Centro de Investigação de Direito Privado (CIDP).

Ler mais