Partilhar

Coisas de Loucos - O Que eles Deixaram no Manicómio

Catarina Gomes

Em Stock



+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
14,32 € 17,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Uma caixa de objectos abandonados no Hospital Psiquiátrico Miguel Bombarda contém as pistas para resgatar do esquecimento a vida de doentes que ao longo de décadas ali permaneceram confinados.
Coisas de Loucos teve origem na descoberta acidental de uma caixa de objectos de antigos doentes do primeiro hospital psiquiátrico português, o Miguel Bombarda.

Catarina Gomes inicia então uma série de investigações para encontrar os «loucos» a quem pertenciam esses objectos abandonados. Nascidos entre o final do século xix e o começo do século xx, muitos foram admitidos em «Rilhafoles», nome original do Bombarda. Os psicofármacos e a terapia ocupacional não tinham ainda sido inventados, e por isso o único «tratamento» que receberam foi o do isolamento.

Mas antes de serem forçadas ao confinamento estas pessoas tiveram família, amores, trabalho, tiveram planos de futuro. São essas suas vidas que Catarina aqui resgata do esquecimento.


Ler mais

Autor

Catarina Gomes

Catarina Gomes nasceu no início da década de 80 e vive no Porto. Estudou Design de Comunicação na FBAUP e mais tarde Ilustração e Animação no IPCA. O seu interesse pela ilustração surgiu em 2004 quando esteve em Bratislava, influenciada pelas exposições que viu, os álbuns ilustrados que comprou e pelo tempo livre que teve para experimentar novas técnicas enquanto contava as peripécias que por lá aconteciam. Desde 2013 trabalha como designer e ilustradora, e também dá aulas.

Além disso, gosta de coisas velhas, flores secas em jarras, sol e frio juntos no mesmo dia, pêra com broa e maçã com queijo, desenhar à vista, restaurantes com toalhas de papel, anotar as coisas que a filha lhe diz (@ascoisasqueeladiz) e, como quase toda a gente, «comer, beber e passear na rua»!

Mais sobre o seu trabalho:

www.catarinagomes.net

Ler mais