Partilhar

Cidadãos com deficiência - visão histórica

João Luís Gonçalves

Sujeito a confirmação por parte da editora



Desconto: 10%
11,69 € 13,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Os cidadãos com deficiência experimentaram sortes diferentes ao longo da História.

Nos primórdios da civilização, os males da vida e as malformações incuráveis eram interpretados como tendo origem em espíritos malignos ou castigo dos deuses. As pessoas com deficiência nem eram consideradas cidadãos.

Na atualidade muito se evoluiu, mas muito há ainda a progredir. Os medos e os preconceitos, infelizmente, ainda condicionam a efetiva inclusão na sociedade dos cidadãos com deficiência e dificultam a concretização da bondade legislativa.

Este trabalho é uma breve reflexão sobre a evolução das mentalidades, as diferentes perspetivas, o papel imprescindível das instituições de apoio e as preocupações atuais de inclusão e, principalmente, a dignificação que se pretende dos cidadãos com deficiência.


Ler mais

Autor

João Luís Gonçalves

Exerceu quatro missões em Timor-Leste, entre 2001 e 2014, no âmbito da UNDP/PNUD (2002); Procurador internacional pela UNMISET (2002/2003); Conselheiro das Nações Unidas na Procuradoria-Geral da República de Timor-Leste, entre 2004/2005; Em 2014, foi assessor jurídico do Ministro da Justiça do Governo da República Democrática de Timor-Leste. Atualmente é Procurador da República na comarca de Faro. Tem cerca de vinte trabalhos publicados sobre temas vários (história, ficção, romance e teatro e monografias), entre os quais, o romance João do Canto, sobre a revolta dos caseiros de 1817, Ed. O Liberal, 2015; Deus me faça feliz, histórias e lendas de pescadores, com o qual recebeu o prémio «Personalidade do Livro 2013» pela Editora O Liberal; e Breve História do Imposto, Edições Vieira da Silva, Lisboa, 2013 (este incluído no “Plano Nacional de Leitura”) e 2.ª edição, 2015. Livros e trabalhos mais relevantes sobre Timor-Leste: - Gente de Timor-Leste, 1º e 2º vol. e Ema Husi Timor-Leste, acima mencionados na bibliografia; - Crimes Ordinários, Crimes Graves e Justiça Tradicional – Timor-Leste 2002-2004, Edit. O Liberal, 2017; - Revolta de 1959 em Timor-Leste – Uma história desconhecida sobre o início da guerra do Ultramar, Edição Letras & Coisas, Porto, 2018; - Colaborou com textos sobre Timor-Leste, juntamente com outros autores, no livro Registos Históricos, Editora O Liberal, 2011; - Participou na revisão da 2.ª edição do livro Gentio de Timor, citado na bibliografia; - Colaborou noutras exposições e artigos sobre Timor-Leste em várias revistas e jornais.

Ler mais