Partilhar

Ciclo Lunar - Duas Novelas Góticas e uma História de Amor

João Luís Nabo

Poucos exemplares em stock



Desconto: 10%
13,50 € 15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Do passado mais recuado e profundo de personagens sofredoras e em constante demanda pela verdade e pela justiça nasceram estas três histórias, produto de alguns percursos do autor pelo universo da literatura gótica. Os Conventos da Saudação, de São Francisco e de São Domingos transformaram-se nos cenários estrategicamente escolhidos para o desenrolar dos acontecimentos mais extraordinários e inimagináveis, fruto do medo e da intolerância. Em todos eles, circulam nas trevas de uma longa noite, personagens à beira da loucura, em busca de uma luz que lhes alivie os tormentos e as afaste dos terrores que as perseguem.

Contaminados pelos ambientes que rodeiam o permanente arrastar dos seus dias, todos os participantes destas narrativas devolvem a cada átomo, a cada parede, a cada cela, esse medo indizível, provocado pela incerteza permanente e pelos seus próprios excessos que os colocam desesperadamente à beira do abismo.

A dúvida, esse grão de areia que se instala perversamente na alma de cada personagem, desenvolve-se e cria uma verdadeira tempestade de impulsos monstruosos, por onde passam o amor e o ódio, a espiritualidade e o erotismo, a fé e o vazio, a intolerância, a perseguição e a morte. Constança e Teófilo, Honório, Urbano e Marcos, Raimundo e Sara são os actores destas narrativas, seres de carne e osso como nós, nessa busca desesperada pela verdade, e que vão encontrando no seu percurso outras personagens, umas luminosas, outras igualmente sombrias.

Em fundo, um Portugal dos séculos XVI e XVII, a sair da medievalidade e em lenta mudança, porque lentas são as pessoas a aceitar novos caminhos, a beber o que é novo, a acreditar que, afinal, tudo poderia ter sido diferente. Em Vila Nova e no resto da Mundo. Ou talvez não.

Ler mais

Autor

João Luís Nabo

JOÃO LUÍS NABO. Nasceu em Montemor-o-Novo, em Dezembro de 1960. Licenciou-se em 1983 em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade Clássica de Lisboa e terminou em 2009 o mestrado em Criações Literárias Contemporâneas pela Universidade de Évora, na especialidade de Literatura Norte-Americana Contemporânea. É professor efectivo no Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo. Estudou piano, foi organista e director do Coro Litúrgico da Igreja Matriz de Montemor-o-Novo, professor de piano da Escola de Música da Sociedade Carlista e director do jornal regional “Folha de Montemor”. Compõe para coro e para teatro e é colunista do jornal “O Montemorense”. Os seus trabalhos como escritor e interessado pela literatura compreendem três livros de contos e um de crónicas, e ainda artigos académicos sobre literatura gótica, incluídos em obras da especialidade. Participou como orador e moderador em diversas jornadas literárias. Em 1987, fundou o Coral de São Domingos de Montemor-o-Novo, que dirige até aos dias de hoje. É maestro, desde Fevereiro de 2013, do Orfeão de Estremoz Tomás Alcaide. Vive em Montemor, é casado e tem três filhos: o João, a Joana e o Pedro, as suas únicas e verdadeiras obras de arte.

Ler mais