Partilhar

Characters and Figures - Conceptual and Critical Approaches

Fora de Coleção

Carlos Reis, Sara Grünhagen

Em Stock



Desconto: 10%
13,41 € 14,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A presente coletânea compõe-se de seis capítulos que discutem questões teóricas sobre a categoria da personagem, retomadas sob ângulos específicos que a pluralidade dos estudos narrativos tem favorecido. Algumas das análises que aqui comparecem tratam, por exemplo, de personagens tradicionalmente menos valorizadas ou distantes de uma visão estritamente literária e canonizadora da narrativa. Nesse sentido, a diversidade de abordagens do livro destaca a condição dinâmica da personagem, configurando um estado da arte sempre provisório e que se inscreve em um contexto maior de redimensionamento teórico e de abertura transdisciplinar dos estudos narrativos. O debate resultante concerne, portanto, tanto a categoria narrativa sendo repensada quanto o campo de estudos que dela trata.

Ler mais

Amostra

Autor(es)

Carlos Reis

CARLOS REIS é professor catedrático da Universidade de Coimbra, sendo especialista em Estudos Narrativos e em Literatura Portuguesa dos séculos XIX e XX, sobretudo no domínio dos estudos queirosianos. Autor de mais de vinte livros (último em data de publicação: Dicionário de Estudos Narrativos, 2018), ensinou em diversas universidades da Europa, dos Estados Unidos e do Brasil. Dirige a Edição Crítica das Obras de Eça de Queirós (17 volumes publicados) e coordenou a História Crítica da Literatura Portuguesa (9 volumes). Foi diretor da Biblioteca Nacional, reitor da Universidade Aberta e presidente da European Associations of Distance Teaching Universities. É membro da Real Academia Española e da Academia das Ciências de Lisboa. Foi distinguido com os prémios Jacinto do Prado Coelho (1996), Eduardo Lourenço (2019) e Vergílio Ferreira (2020). Presentemente é coordenador científico do Centro de Literatura Portuguesa.

Ler mais

Sara Grünhagen

Sara Grünhagen é doutoranda em Literatura Portuguesa na Université Sorbonne Nouvelle, em cotutela com a Universidade de Coimbra.


Ler mais