Partilhar

Cadernos do Cárcere: a filosofia da praxis - Vol. 1

Antonio Gramsci


Versão em Ebook

Ebook Vitalsource
Ebook em formato adaptável a todos os dispositivos.
Acesso online e offline permanente à sua Biblioteca de Ebooks

Saiba mais



Desconto: 10%
18,89 € 20,99 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Enquanto esteve preso às mãos do regime fascista de Mussolini, entre 1926 e 1937, Antonio Gramsci preencheu dezenas de cadernos com milhares de apontamentos sobre os mais variados temas, da história à ciência política, da linguística à filosofia. Esse acervo de mais de 3000 páginas constitui um dos documentos mais impressionantes da época e uma contribuição incalculável para a teoria política do século XX.
Nesta edição, Carlos Carujo optou por agrupar os escritos mais representativos de Gramsci em dois grandes núcleos temáticos, separados em dois volumes. No primeiro, o motivo unificador é a filosofia.

Ler mais

Autor

Antonio Gramsci

Antonio Gramsci nasceu em 1891, numa família reduzida à miséria pela desgraça financeiro-burocrática do pai, funcionário público.

Foi socialista desde a juventude universitária, em Turim, e fundador, em 1921, do Partido Comunista Italiano, que resultou de uma cisão estrondosa no Partido Socialista, da qual foi um dos arquitectos e chefes de fila. Morreu em 1937, sem chegar a assistir à derrocada do Fascismo que profetizara com alguma precipitação. Estava internado num dos hospitais para onde foi sendo transferido das cadeias onde estivera internado desde a sua detenção em 1926, quando estava no auge a sua preponderância no PCI, consagrada no Congresso clandestino do Partido em Lyon.

Ler mais