Partilhar

Gramsci - A Cultura, os Subalternos e a Educação

Antonio Gramsci, Rita Ciotta Neves

Em Stock



Desconto: 10%
10,80 € 12,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Gramsci, já universalmente considerado como um autor clássico, foi um homem e um pensador livre. Livre e lúcido, conduzido por uma racionalidade fria e implacável, por um rigor e uma disciplina intelectual verdadeiramente extraordinários. Toda a história da sua vida, a sua prisão nos cárceres fascistas, onde ficou por mais de dez anos, as terríveis provações físicas e morais que suportou até à morte, os confrontos duríssimos com os companheiros de partido, na Itália e na Rússia, o cruel afastamento da mulher e dos filhos, tudo isso é um testemunho da sua extraordinária personalidade e, ao mesmo tempo, da agitada e dramática página da história italiana, que vai do primeiro pós-guerra até à consolidação do fascismo de Mussolini. Gramsci foi libertado em 1937, após um calvário de prisões e graves doenças, que o levaram a morrer em Roma, no dia seguinte ao da sua libertação. Só anos mais tarde, no fim da segunda guerra e com o regresso da Itália à democracia, a sua obra começou a ser trabalhada e publicada.

Ler mais

Autor(es)

Antonio Gramsci

Antonio Gramsci nasceu em 1891, numa família reduzida à miséria pela desgraça financeiro-burocrática do pai, funcionário público.

Foi socialista desde a juventude universitária, em Turim, e fundador, em 1921, do Partido Comunista Italiano, que resultou de uma cisão estrondosa no Partido Socialista, da qual foi um dos arquitectos e chefes de fila. Morreu em 1937, sem chegar a assistir à derrocada do Fascismo que profetizara com alguma precipitação. Estava internado num dos hospitais para onde foi sendo transferido das cadeias onde estivera internado desde a sua detenção em 1926, quando estava no auge a sua preponderância no PCI, consagrada no Congresso clandestino do Partido em Lyon.

Ler mais

Rita Ciotta Neves

Rita Ciotta Neves nasceu em Roma em 1949, onde se formou em Letras na Universidade La Sapienza, concluindo o doutoramento em História na Universidade Portucalense do Porto. Desde 1980 vive em Lisboa. Foi docente de Italiano na Universidade de Coimbra e, no âmbito do Programa Erasmus, nas Universidades de Perugia, Arezzo e Lecce. Em Lisboa foi professora de Italiano no Istituto Italiano di Cultura e de Semiótica e Teoria da Literatura na Universidade Lusófona.

Além de numerosos artigos, ensaios e traduções, publicou Italo Calvino – Lições de Modernidade (Edições Universitárias Lusófonas, 2007), Carolina Maria de Jesus - Uma Biografia nas Margens da Literatura (Edições Colibri, 2020) e Gramsci: a Cultura, os Subalternos e a Educação - 3.a Ed. (Edições Colibri, 2021).

Ler mais