Partilhar

Biografias no Feminino: Mulheres Escritoras. Retratos com Sombras. Dispersos e Inéditos

Maria Ondina Braga

Em Stock



Desconto: 10%
21,60 € 24,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

«Procurámos nestas «Biografias no Feminino» dar a conhecer ao leitor de hoje os dois volumes de biografias que Maria Ondina Braga escreveu — Mulheres Escritoras e Retratos com Sombras, este publicado agora pela primeira vez. Procurámos ainda reconstituir, num gesto igualmente inédito, os diferentes momentos que ao longo do tempo permitiram dar corpo a um projeto pioneiro de escrita biográfica no feminino. Dado que uma parte significativa dessas biografias foi originalmente publicada em revistas, entendemos privilegiar os textos revistos pela autora para a edição em livro. […]

Quisemos, por outro lado, resgatar da poeira do tempo e reunir neste volume, pela primeira vez, um conjunto de textos dispersos publicados em diversos lugares da imprensa (Modas & Bordados, Mulher. Modas & Bordados, Mulheres, Sílex, Diário de Lisboa, Expresso, Revista de Cultura -Macau, Nam Van) que, de algum modo, fazem parte deste projeto e trazem à luz facetas menos conhecidas de uma escritora como Maria Ondina ou descobrem o seu papel como mulher e cidadã comprometida com a mudança da sociedade, antes e depois da Revolução. […]

Os textos publicados na imprensa, reunidos agora nesta edição, abordam temas diversos: escrita no feminino, feminismo e emancipação das mulheres, casamento e divórcio, maternidade, aborto, amor livre, educação sexual, sexismo, entre outros, de acordo com a linha editorial da revista, a novidade das edições ou traduções no mercado e as preferências da escritora (e leitora).» In Preâmbulo"


Ler mais

Autor

Maria Ondina Braga

Maria Ondina Braga nasceu em Braga em 1932, cidade onde concluiu os seus estudos liceais. Depois de se ter diplomado em Cambridge, com um curso superior de inglês, e frequentado, em Paris, a Alliance Française, Maria Ondina Braga tem dedicado grande parte da sua vida ao ensino, lecionando em Angola, Goa e Macau, e no Instituto de Línguas Estrangeiras em Pequim.

Ao longo de anos colaborou com regularidade em páginas literárias de diversos jornais e revistas, nomeadamente na prestigiada Colóquio/Letras.

Mas é, sem dúvida, no domínio da produção literária, que Maria Ondina Braga consagrou o seu nome junto do grande público. Eu Vim Para Ver a Terra, A China Fica ao Lado, Estátua de Sal, Amor e Morte, Os Rostos de Jano, A Revolta das Palavras, Angústia em Pequim, são alguns dos títulos que deram lugar de relevo indiscutível no panorama da literatura contemporânea.

Ler mais