Partilhar

Desconto: 20%
10,00 € 12,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A água determina a identidade individual e planetária.

A conta-gotas, foi-se apoderando da nossa intimidade com sensações inesquecíveis, desde a inconsciência líquida e amniótica. O chapinhar nas poças, o cheiro a terra molhada depois de uma chuvada num dia de verão, os passeios com os cabelos à chuva, o odor irresistível a maresia no pico das marés, a água fresca das fontes bebida com as mãos em concha, a cantilena dos rios e dos riachos dialogando com o nosso coração, as gotas de orvalho estremecendo sob a luz da aurora, a paz de um dia nevado, o mistério de um dia brumoso…

A água carrega a nossa vida, encanta-nos e acalma-nos, e nós descarregamos nela, deitando tudo a perder.

No meu íntimo agitava-se um desejo de a homenagear, num marulhar calmo. Desde o início, emergiu o género poético. A água é poesia, por excelência, mesmo na sua química.

Não consigo imaginar nada de mais fascinante e misterioso…

O ano de 2017 foi a gota de água quando a seca extrema e os incêndios trágicos assolaram Portugal. Nesse ano, escrevi esta obra. Uma homenagem, mas também um grito. Por carinho, chamavam-me a menina dos olhos de água. Não admira que a água seja a menina dos meus olhos.

Ler mais

Autor

Helena Ferreira Marques

Helena Ferreira Marques, formada em Línguas e Literaturas Modernas, em Educação de Infância, em Gestão da Informação e Bibliotecas, em Literatura Comparada e em Criação Teatral, consagra a sua vida profissional e social à educação e à arte, como estética e dinâmica da sensibilidade humana.

Enquanto intérprete, dedica-se à narração oral, à poesia e ao teatro. Adora a sua família e faz voluntariado. Acredita na demanda coletiva de uma vida sustentável. Esta obra poética aspira a uma simbiose entre a humanidade e a natureza.

Enquanto autora, tem publicações de crítica literária, em revistas e livros universitários. A escrita ficcional e poética acompanham o seu percurso. Destaca-se o romance O Silêncio da Promessa (1999), Motivos e Poética de Infância (2000), obra distinguida e publicada pelo Ministério da Educação, A Boca dos Gestos (2001), conto premiado no concurso literário do SPRC, L’Envol (2017), conto distinguido no concurso do IPV, “um conto em língua estrangeira”.

Ler mais