Partilhar

Avaliação em Psico-Oncologia - Uma Ferramenta para a Prática Clínica

Sara Monteiro, Ana Bártolo, Isabel M. Santos

Em Stock



Desconto: 10%
26,96 € 29,95 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O cancro é amplamente reconhecido como um problema de saúde pública com efeitos colaterais imediatos ou a longo prazo que afetam a qualidade de vida. Nos últimos anos, tem-se assistido a um aumento da sua incidência, mas também a um aumento das taxas de sobrevivência devido aos avanços científicos e tecnológicos na deteção precoce e no tratamento. 

A psico-oncologia, um campo interdisciplinar que introduziu uma mudança no enfoque da avaliação e da intervenção, tem vindo a mostrar como os aspetos psicológicos, sociais e comportamentais podem modular positivamente o curso da doença oncológica, dando também um contributo relevante ao nível do aumento das taxas de sobrevivência.

A presente obra vem preencher uma lacuna na área da saúde em Portugal, ao mostrar como os cuidados psico-oncológicos permitem promover o ajustamento à doença, aos seus tratamentos e aos efeitos colaterais, assim como capacitar os doentes e os seus familiares para terem um papel positivo e ativo neste processo.

Reunindo um conjunto de estudos empíricos de validação de diversos instrumentos de avaliação psicológica com população oncológica em Portugal, este livro apresenta, por um lado, uma reflexão sobre os desafios psicossociais inerentes à doença oncológica e, por outro, dá a conhecer 15 instrumentos de avaliação psicológica utilizados no contexto oncológico, organizados com base numa fundamentação teórica, nas instruções de administração e nas propriedades psicométricas, mostrando a relevância de cada medida para a prática clínica. 

Trata-se de uma ferramenta útil e essencial destinada a estudantes e profissionais que atuam em contextos de investigação, formação e prática clínica em oncologia. 

Conteúdos:

· A Doença Oncológica e os seus Desafios

· Instrumentos de Avaliação Psicológica na Doença Oncológica

· Avaliação do Ajustamento Psicológico

· Avaliação de Fatores que Contribuem para o Ajustamento Psicológico

· Avaliação da Qualidade de Vida

· Avaliação das Preocupações


Instrumentos de avaliação:

1.Termómetros Emocionais (TE)

2.Módulo Depressivo do Questionário de Saúde do Doente

3.Questionário de Regulação Emocional (QRE)

4.Inventário de Desenvolvimento Pós-Traumático (IDPT)

5.Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS)

6.Escala de Avaliação da Flexibilidade e Coesão Familiar IV (FACES-IV)

7.Questionário de Avaliação do Impacto da Doença Oncológica da Criança na Família (QAIDOF)

8.Cancer Behavior Inventory-Brief (CBI-B)

9.World Health Organization Quality of Life Questionnaire-100 (WHOQOL-100)

10.Quality of Life Questionnaire Core-30 (QLQ-C30)

11.Inventário Pediátrico de Qualidade de Vida™ 3.0 Módulo do Cancro (PedsQL™ 3.0 Módulo do Cancro)

12.Pediatric Oncology Quality of Life Scale (POQOLS)

13.Escala de Preocupações Reprodutivas Após o Cancro (RCACS) 

14.Questionário das Preocupações Parentais (QPP) 

15.Escala de Imagem Corporal (BIS)


Ler mais

Amostra

Autor(es)

Sara Monteiro

Professora auxiliar do Departamento de Ciências Sociais e de Gestão da Universidade Aberta e professora auxiliar convidada do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro. Membro integrado do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde.

Ler mais

Ana Bártolo

Professora assistente do Instituto Piaget – ISEIT/Viseu e membro integrado do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde.


Ler mais

Isabel M. Santos

Professora auxiliar do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, onde é coordenadora do NeuroLab. Membro integrado do William James Center for Research e membro colaborador do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde.

Ler mais