Partilhar

As Vozes do Trabalho nas Multinacionais - O Impacto dos Conselhos de Empresa Europeus em Portugal

Coleção CES

Pedro Araújo, Hermes Augusto Costa

Em Stock


Desconto: 41%
10,00 € 16,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Prémio Agostinho Roseta 2011 - Este prémio, atribuído pelo Ministério do Trabalho e Solidariedade Social, destina-se a premiar estudos no âmbito das relações laborais, segurança e higiene no trabalho, participação dos trabalhadores nas empresas, sindicalismo e associativismo, emprego e formação profissional e conciliação da vida profissional com a vida familiar.

Quando, em 1994, a Directiva 94/45/CE possibilitou a constituição de mecanismos de informação e consulta transnacionais de trabalhadores - Conselhos de Empresa Europeus (CEEs) - foram criadas condições para uma reposta mais efectiva às ambições há muito expressas sobretudo por organizações de trabalhadores europeias. Legitimamente, as vozes do trabalho pretendiam, afinal, que a esfera laborai acompanhasse a crescente expansão da acção das multinacionais e, por essa via, se compensasse o défice de representação laborai a esse nível. Por sinal, um desafio hoje tanto maior quanto é conhecido o contexto de instabilidade que atravessam as economias mundiais e os mercados de trabalho.
Este livro analisa o impacto dos CEEs em Portugal, valorizando a visão dos representantes portugueses e o seu processo de aprendizagem nessas instâncias. Os autores privilegiam diversos prismas: a dimensão quantitativa dos CEEs, expressão da aplicação da Directiva; a constituição formal e o funcionamento dos CEEs, definidos no processo de negociação dos acordos, na base dos quais aqueles são instituídos e se observam em acção; a eficácia dos CEEs, relacionada com o cumprimento dos objectivos almejados pela Directiva; e as possibilidades práticas dos CEEs, que remetem para o alcance de objectivos concretos.

Índice

Capítulo 1 - Os Conselhos de Empresa Europeus em números
Capítulo 2 - Multinacionais com sede em Portugal e Conselhos de Empresa Europeus
Capítulo 3 - Os acordos de Conselhos de Empresa Europeus envolvendo representantes portugueses
Capítulo 4 - As experiências dos representantes portugueses em Conselhos de Empresa Europeus
Capítulo 5 - As percepções dos representantes das entidades empregadoras sobre Conselhos de Empresa Europeus

Ler mais

Autor(es)

Pedro Araújo

Investigador do Centro de Estudos Sociais – Laboratório Associado. É Mestre em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e licenciado pela mesma Faculdade. Os seus interesses de investigação centram-se nas questões do desemprego e, mais recentemente, do risco e da cidadania. Das suas publicações destacam-se os livros «A Tirania do Presente. Do trabalho para a vida às incertezas do desemprego» (Quarteto, 2008) e, em coautoria com Hermes Costa, «As vozes do trabalho nas multinacionais: o impacto dos Conselhos de Empresa Europeus em Portugal» (Almedina/CES, 2009), distinguido com o Prémio Agostinho Roseta (6ª edição).

Ler mais

Hermes Augusto Costa

Ler mais