Partilhar

Desconto: 20%
3,60 € 4,51 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Aristófanes é o mais célebre comediógrafo da Grécia Antiga e o único de quem chegaram até nós peças completas. Impiedosas na sátira pessoal, irreverentes para os mais altos magistrados e para os próprios deuses, licenciosas até roçar por vezes a obscenidade, as comédias de Aristófanes mostram até que ponto chegaram os privilégios dos comediógrafos naquele tempo.
As Vespas é uma crítica implacável à maneira como funcionavam os tribunais e se administrava a justiça entre os atenienses. O autor ridiculariza a mania da discussão e da chicana judicial, tão própria dos seus concidadãos, habituados à dialéctica subtil de filósofos e oradores. E denuncia ao mesmo tempo, de forma cáustica, os abusos resultantes da irresponsabilidade, arbitrariedade e corrupção dos juízes e da cupidez dos delatores.
Decorridos tantos séculos, o leitor não deixará de reconhecer, para além do seu alto valor literário, a actualidade, em muitos dos seus aspectos, desta comédia de Aristófanes que versa, no fundo, um tema universal: da administração da justiça.
Além de um prefácio à vida e obra do autor, acompanha esta edição de As Vespas uma introdução à comédia grega em geral.

Ler mais

Autor

Aristófanes

ARISTÓFANES, autor cómico ateniense (445-386 a.C.), foi o mais representativo da comédia antiga. Das suas peças, as onze que chegaram até aos nossos dias constituem variações satíricas sobre temas de grande actualidade.

Ler mais