Partilhar

Apologia de Sócrates

Platão

Disponibilidade Imediata

Desconto: 20%
7,12 € 8,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O célebre diálogo que Platão introduz é uma reconstituição da defesa socrática sobre a verdadeira natureza da Justiça, no confronto entre o Bem e o Mal.

Acusado por Meleto de corromper a juventude, Sócrates é condenado à morte no tribunal de Atenas, tema que constitui a maior parte da Apologia, num discurso de defesa que Platão reconstitui exemplarmente, sobressaindo a grande figura moral de Sócrates e o seu desprendimento pela vida e os bens materiais, perante a visão do Bem supremo. 

Todo o discurso de Sócrates é iluminado pela sua figura e atitude eminentemente filosófica, fundamentando doutrinariamente os posteriores diálogos de Platão: o ideal de justiça, o desprendimento dos bens terrenos e da própria vida, a humildade que a sabedoria transmite, a sua liberdade de pensamento perante as leis humanas.

Tradução, prefácio e notas de Pinharanda Gomes.

Ler mais

Autor

Platão

PLATÃO, filósofo grego, discípulo de Sócrates e mestre de Aristóteles, viveu entre 428 e 347 a.C.. A sua filosofia, que tem como método a dialéctica, tem por coroamento a teoria das ideias: a verdade, objecto da ciência, não está nos fenómenos particulares e passageiros, mas nas ideias, tipos puros de cada grupo de seres: no cume está a ideia do bem.

Ler mais