Partilhar

Desconto: 20%
5,52 € 6,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Filha incestuosa de Édipo e Jocasta,Antígona é a mais corajosa e elevada encarnação do amor filial e fraterno.Nascida para amar e não para odiar,enfrenta a tirania com indomável firmeza,opondo os ditames da consciência à razão de Estado e à lei política,embora sabendo que tal atitude lhe vai trazer uma condenação terrível.
Movidos pela rivalidade,seus irmão Etéocles e Polinices matam-se um ao outro no campo de batalha.
Creonte,seu tio e novo rei de Tebas,presta ao cadáver de Etéocles supremas honras fúnebres,mas proíbe que se dê sepultura ao corpo de Polinices,porque este solicitara ajuda aos exércitos de Argos para fazer valer os seus direitos ao trono tebano.
Creonte ameaça de morte quem infringir o édito real.
Mas Antígona,que já fora o amparo de Édipo na desgraça,cumpre o que a consciência lhe dita:cuida piedosamente dos despojos do irmão.
E o tirano manda encerrá-la viva num sepulcro rochoso.
A Antígona de Sófocles é,na história da humanidade,um indelével monumento,uma dessas coisas por que vale a pena ter memória.

Ler mais

Autor

Sófocles

Sófocles (cerca de 496 a. C. - 406 a. C.) nasceu e morreu na cidade de Colona Juntamente com Ésquilo e Eurípides, é um dos três grandes tragediógrafos da Antiguidade. Das 123 peças que terá escrito, chegaram-nos sete tragédias (uma delas incompleta), corpus que basta para o impor como um dos autores mais importantes e mais influentes da literatura de todos os tempos e em todos os géneros.


Ler mais