Partilhar

A Pretensão de Antígona - O Parentesco entre a Vida e a Morte

Judith Butler

Em Stock



Desconto: 20%
12,00 € 15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A PRETENSÃO DE ANTÍGONA propõe uma nova leitura do legado de Antígona — a célebre insurgente de Sófocles, ícone feminista de desafio e contestação.

Ao interrogar-se sobre as formas de parentesco que lhe poderiam ter permitido viver, confrontando o parentesco e o poder do Estado, Judith Butler associa os corajosos actos de Antígona às reivindicações das pessoas com relações de parentesco ainda por reconhecer, e demonstra como o parentesco

heteronormativo continua a decidir o que deve, ou não, ser uma vida vivível. Recupera-se assim o significado revolucionário desta figura clássica, integrando-o numa política sexual progressista.

Ler mais

Autor

Judith Butler

É uma renomada filósofa americana que se destacou pelo seu trabalho nas áreas de igualdade de género, identidade e poder. As ideias de Butler, que desafiam a visão convencional do mundo, são consideradas um emblema para a nova geração de pensamento que começou nos anos 90. Uma das grandes razões pelas quais Butleré tão reconhecida é por causa de seu desenvolvimento com a comunidade LGBT, composta pelas palavras lésbica, gay, bissexual e transexual. Ela defendeu abertamente os direitos dos membros desta comunidade, sendo ela mesma um membro importante dela.

Ler mais