Partilhar

Desconto: 30%
16,03 € 22,90 €

Sinopse

Alfred Marshall foi, sem dúvida, o decano da economia britânica durante décadas. A publicação do seu Princípios de Economia, em 1890, representa um verdadeiro marco na história das ideias económicas. Este estudo da vida de Marshall e do seu trabalho como economista revela as suas principais contribuições para a disciplina que ajudou a fundar, analisando ainda os seus estudos, as suas viagens, a sua atividade de docente na Universidades de Cambridge, Oxford e Bristol, as suas ideias políticas tal como foram apresentadas em vários inquéritos governamentais e as suas posições políticas e sociais.

«Alfred Marshall representa como poucos a pluralidade e até a conflitualidade interna da Economia enquanto disciplina. Autor marcante na construção microeconómica (da teoria dos preços, à da distribuição e à da empresa), Marshall nunca descurou o "mundo real", designadamente as questões da indústria e do crescimento, deixando a noção, mais tarde muito valorizada, de que as atividades económicas são cruciais e se desenvolvem de forma complexa e muitas vezes original, articulando-se entre si e com o meio e as culturas que as circundam.»

José Reis, Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Ler mais

Autor

Peter Groenewegen

PETER GROENEWEGEN estuda a história do pensamento económico há quase 50 anos, sendo atualmente professor emérito de Economia na Universidade de Sidney, na Austrália. Publicou vários livros sobre a história das ideias económicas, incluindo uma biografia muito aclamada de Alfred Marshall, uma coleção de traduções das principais obras de Turgot sobre economia e três volumes de ensaios sobre o mesmo tema. Na qualidade de diretor do Centro de Estudos de História do Pensamento Económico, entre 1989 e 2003, editou vários volumes de atas de conferências e em 2005 os seus serviços à economia foram reconhecidos pela History Economics Society, que o nomeou Distinguished Fellow, e pela Sociedade Europeia de História do Pensamento Económico, que o elegeu membro honorário.

Ler mais