Partilhar

Desconto: 10%
11,69 € 13,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

ALFABET [Alfabeto], publicado em 1981, é a obra mais conhecida e traduzida de Inger Christensen.

Trata-se de um longo poema sobre a fragilidade da natureza perante as ameaças humanas da guerra e da devastação ecológica. De modo a salientar a perfeição e a simplicidade de tudo o que existe, a autora decidiu estruturar a sua obra de acordo com a sequência de números inteiros de Fibonacci, que está na base de muitas das formas do mundo natural (como a geometria da pinha, do olho do girassol ou do interior de certas conchas). Como tal, Alfabeto apresenta catorze secções, desde a letra A à letra N, sendo que o número de versos de cada uma é sempre a soma do número de versos das duas secções anteriores. Ao longo destes capítulos, cada vez mais extensos, Christensen vai assim nomeando todas as coisas que compõem o mundo.

Este livro, verdadeiramente genesíaco, é a primeira tradução integral para português de uma obra sua.

Ler mais

Autor

Inger Christensen

Poeta dinamarquesa (1935-2009), nascida em Vejle.

O seu trabalho explora as ligações entre o som e o significado e desafia as fronteiras tradicionais entre géneros literários, muitas vezes de forma lúdica.

Christensen aplicou estruturas repetitivas nos seus livros (como em DET [ISTO], de 1969), construindo uma obra profundamente influenciada pela Matemática e marcada por uma aguda consciência linguística e ética.

À data da sua morte, era considerada uma das mais importantes poetas experimentais do século XX, tendo sido indicada várias vezes para o Prémio Nobel da Literatura.

Ler mais