Poderá gostar
Detalhes do Produto
Sinopse
Este livro foi publicado por ocasião da exposição Aldebaran Caída por Terra, de Adriana Molder, realizada no Museu Nacional de Arte Contemporânea, Lisboa, de 13 de Março a 22 de Junho de 2025.
Aldebaran Caída por Terra é uma série de pinturas moldadas, com formas irregulares e orgânicas, onde o volume e a incidência da luz se insinuam na forma de ver os (quase todos) rostos, pintados a pastel de óleo. Penduradas com cordão de couro, por contraste com formas geométricas, estão ao mesmo tempo espalhadas e agrupadas, podendo ser encaradas como uma enorme instalação.
Aldebaran Caída por Terra é dominada pelo encontro com as considerações extraordinárias de Karen Blixen nos seus Sete Contos Góticos e os imprevistos e encantamentos dos contos italianos que Italo Calvino compilou, e que, já há alguns anos, leio à minha filha antes de adormecer.
[Adriana Molder]
Uma figura que se dissolve. Um espelho que reflecte o que não está lá. Uma máscara que é rosto e ausência. Nesta exposição, Adriana Molder constrói um território de desdobramentos e deslocamentos, onde as imagens não se fixam — vibram, desaparecem, regressam sob novas formas.
[Filipa Oliveira]
A exposição de Adriana Molder, com o seu título misterioso — Aldebaran Caída por Terra —, aponta para as estrelas e para a impossibilidade de lhes resistir ou, melhor dizendo, indica a necessidade de as seguir.
[Emília Ferreira]