Partilhar

17,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Deus decidiu vir ao planeta Terra sob a forma humana numa missão terrível, algures em 2020. Um artista deu com esse segredo e revelou-o ao mundo sob a forma de desenhos, gravuras e litografias. Uma apaixonada das artes descortinou a mensagem por detrás dessas obras e descobriu o dia e o local exacto da presença de Deus no planeta, precisamente numa vila portuguesa. Os quatro capitulos são quatro testemunhos sobre uma explosão que, ao que parece, visava assassinar Deus, nesse dia, nesse local. O enredo, que gira à volta de um grupo de alunos de artes plásticas, apresenta a força da alma universal que se esconde na tradição cultural dessa vila misteriosa, bem como toda a beleza natural que dela emana.

A trama desenrola-se e o fundo humano manifesta a sua natureza fantástica provinda de regiões estranhas ao mundo físico, que transparece pouco a pouco na conexão espiritual entre esse lugar, a lenda de São Vicente, a mística da Cruz de Marmelar – feita da madeira da cruz que crucificou Jesus –, e a herança universal do espírito humano transmitido ao longo da linhagem dos heróis da longínqua Batalha do Salado até aos nossos dias. Onde fica essa vila e o que acontece aos nossos heróis, e a Deus, é inesperado.


Ler mais

Autor

Rui Gabriel Caldeira

Rui Gabriel da Silva Caldeira é Doutorado em Filosofia pela Universidade de Coimbra. Na Filosofia, privilegia os séculos XIX e XX, especialmente Hegel, filósofo do espírito e da liberdade. Investiga a ideia de loucura. Na Literatura, explora os dilemas radicais da relação do indivíduo consigo próprio e com o mundo. Não é seguidor do mainstream socio-politico-literário e apraz-lhe questionar o convénio da verdade. Participa e realiza comunicações em colóquios e congressos de Filosofia, em Portugal, e no estrangeiro (Espanha, Alemanha, Itália). Publicou Poesia, Filosofia e Literatura. Tem como objetivo principal contribuir para o património cultural português, para completar aquilo a que chama o “ciclo da cultura”, ou seja, tendo sido agraciado com conhecimento, produto do trabalho imenso de muitos e muitos homens e mulheres ao longo dos séculos, retribuirá com o seu esforço na mesma medida, ajude deste modo a construir um mundo que privilegie a universalidade humana, a liberdade.

Ler mais