Partilhar

A Sagração da Autenticidade

Extra Coleção

Gilles Lipovetsky

Em Stock



Desconto: 10%
23,31 € 25,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O direito a sermos como somos tem-se afirmado, desde os anos 1970, como uma ideia de força maior, um poderoso transformador antropológico. Mudou a forma como as pessoas se relacionam consigo mesmas, com o género, com a sexualidade e com a família, com o trabalho e a arte, com a política e a religião. Reformulou fundamentalmente o modo de ser e de viver em sociedade, configurou uma nova condição subjectiva, deu origem a uma nova fase na civilização dos indivíduos. Contribuiu para o advento do estágio hipermoderno do estado social democrático-individualista: fez-nos mudar o mundo.
Estamos no momento em que esse ideal atingiu o zénite da sua influência social. Agora é sermos nós mesmos no consumo quotidiano - comer, viajar, vestir, decorar a casa, comunicar. Nenhum setor escapa ao fetichismo do autêntico. Em todos os contextos queremos sentido, verdade, transparência, naturalidade, sinceridade, fidelidade a si mesmo. Vivemos uma fase de conclusão histórica da cultura da autenticidade.
Seremos capazes de enfrentar todos os desafios do nosso século ansioso? Nada é menos certo.

Ler mais

Amostra

Autor

Gilles Lipovetsky

Reputado filósofo e sociólogo francês, membro do Conseil d’Analyse de la Société, órgão consultivo do primeiro-ministro francês, e autor de vasta obra sobre as transformações da sociedade contemporânea. Além de uma nova edição de A Era do Vazio, dele publicou Edições 70 A Felicidade Paradoxal. Ensaio sobre a Sociedade do Hiperconsumo (2006), A Cultura-Mundo. Resposta a uma Sociedade Desorientada e O Ecrã Global, estes dois últimos com Jean Serroy (2010); Os Tempos Hipermodernos (2011), O Ocidente Mundializado. Controvérsia sobre a Cultura Planetária (2011); O Luxo Eterno. Da Idade do Sagrado ao Tempo das Marcas, em co-autoria com Elyette Roux (2012); e A Sociedade da Deceção (2012). Da sua obra, destaque ainda para O Império do Efémero e A Terceira Mulher.

Ler mais