Partilhar

A Reconstrução da Baixa de Lisboa no século XVIII - O Projecto de Manuel da Maia

Maria Helena Ribeiro dos Santos

Poucos exemplares em stock



Desconto: 10%
38,16 € 42,40 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O mérito do livro de Helena Ribeiro dos Santos consiste precisamente em pôr em relevo a construção de um dos primeiros projectos urbanos de uma grande cidade capital moderna. Muito antes das paradigmáticas capitais do crescimento ilimitado e do industrialismo do século XIX – Londres, Paris, Barcelona ou Viena – Portugal defronta-se com a reconstrução da capital do seu antigo império. Fá-lo pela mão de Manuel de Maia, de forma tão firme e decidida, como só é possível quando um projecto amadureceu e tem a sua própria história, quando um projecto criou a sua cultura e foi dotado do conhecimento necessário para ser levado a término ou, pelo menos, iniciado, de forma segura e consistente. Quando foi sendo aperfeiçoado desde muito antes da grande desgraça que o tornou necessário, como o demonstram alguns projectos anteriores para mudar a localização do palácio real e ampliar a capital, ou o levantamento topográfico rigoroso da cidade, pelo próprio Manuel da Maia, que é muito anterior à tripla calamidade constituída pelo terramoto, o tsunami e o incêndio, e que foi o referencial necessário para a sua reconstrução.

Ferran Sagarra


Ler mais

Autor

Maria Helena Ribeiro dos Santos

Arquitecta licenciada pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa em 1980. Master em ‘Conservation of Historic Towns and Buildings’ pelo RLICC da Katholieke Universiteit Leuven em 1996, com uma dissertação elaborada sob orientação conjunta do Prof. Doutor José-Augusto França, em Portugal, e do Prof. Doutor Raymond Lemaire na Bélgica, publicada com o título “Baixa Pombalina: Passado e Futuro” pelos Livros Horizonte em 2005 (2000). Master em Urbanismo em 2009 e Doutoramento em Urbanismo em 2012 pelo Departament d’Urbanisme i Ordenació del Territori da Universitat Politècnica de Catalunya de Barcelona, com a tese de doutoramento “El proyecto de Manuel da Maia y la reconstrucción de la Baixa de Lisboa en el siglo XVIII” sob orientação do Prof. Doutor Arq. Ferran Sagarra i Trias.

Desenvolve actividade profissional e de investigação nas áreas da reabilitação urbana e em história da arquitectura e do urbanismo. Desde 1988 é Técnica Superior da Direcção-Geral do Património Cultural.

Foi professora auxiliar convidada de História da Arquitectura no Departamento de Arquitectura da Universidade Autónoma de Lisboa, de 2000 a 2008. Colaboração em “Praça do Comércio: História de um espaço urbano” coordenado por Miguel Faria,

IN-CM/UAL, Prémio ‘José de Figueiredo 2013’ da Academia Nacional de Belas Artes.


Ler mais