Partilhar

Desconto: 20%
16,07 € 20,09 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A Baixa Pombalina, o coração da cidade de Lisboa, é um conjunto arquitectónico monumental de excepção. Foi classificado em 1978, mas desde então não foi adoptado nenhum Plano de Conservação e Restauro. Esta obra começa com uma breve descrição da evolução da cidade, desde a Antiguidade até ao presente, em particular a sua área central. O terramoto de 1755 destruiu uma grande parte da cidade com origem medieval.

O Plano de Reconstrução de Lisboa, um exemplo do Urbanismo Iluminista do século Dezoito, estabeleceu um novo traçado urbano regular e ordenado, e uma nova arquitectura. As características e os problemas que este conjunto apresenta hoje em dia são objecto de uma análise pormenorizada. Um quarteirão representativo é objecto de estudo, e num dos seus lotes é feito um levantamento e análise mais detalhados.

A abordagem da Conservação da Baixa Pombalina é dirigida para os principais aspectos relativos à futura elaboração dum Plano. São apresentadas sugestões para desenvolver o processo de Reabilitação: a realização de um Relatório como uma base essencial para fornecer informação organizada; um enquadramento legal apropriado para implementar o processo; recomendações gerais para dar resposta aos problemas mais urgentes. Várias hipóteses são apresentadas e discutidas para serem tomadas em consideração num futuro Plano de Conservação, que se deseja possam ser uma contribuição útil.

Ler mais

Autor

Maria Helena Ribeiro dos Santos

Arquitecta licenciada pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa em 1980. Master em ‘Conservation of Historic Towns and Buildings’ pelo RLICC da Katholieke Universiteit Leuven em 1996, com uma dissertação elaborada sob orientação conjunta do Prof. Doutor José-Augusto França, em Portugal, e do Prof. Doutor Raymond Lemaire na Bélgica, publicada com o título “Baixa Pombalina: Passado e Futuro” pelos Livros Horizonte em 2005 (2000). Master em Urbanismo em 2009 e Doutoramento em Urbanismo em 2012 pelo Departament d’Urbanisme i Ordenació del Territori da Universitat Politècnica de Catalunya de Barcelona, com a tese de doutoramento “El proyecto de Manuel da Maia y la reconstrucción de la Baixa de Lisboa en el siglo XVIII” sob orientação do Prof. Doutor Arq. Ferran Sagarra i Trias.

Desenvolve actividade profissional e de investigação nas áreas da reabilitação urbana e em história da arquitectura e do urbanismo. Desde 1988 é Técnica Superior da Direcção-Geral do Património Cultural.

Foi professora auxiliar convidada de História da Arquitectura no Departamento de Arquitectura da Universidade Autónoma de Lisboa, de 2000 a 2008. Colaboração em “Praça do Comércio: História de um espaço urbano” coordenado por Miguel Faria,

IN-CM/UAL, Prémio ‘José de Figueiredo 2013’ da Academia Nacional de Belas Artes.


Ler mais