ENVIOS GRÁTIS - Para compras de 20/11 a 16/12. Devolução prolongada até 30/01/2021. Ver condições

Partilhar

A Queda da Monarquia

Maria Filomena Mónica

Em Stock


+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
23,92 € 29,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

«No clima apocalíptico do fim do século, a profunda intolerância dos costumes nacionais ressuscitou. Portugal era uma nação antiga e homogénea, com fronteiras fixas há muito, onde só se conhecia uma língua e se praticava uma religião, um pais pouco propicio a discussão racional, ao debate calmo, ao pluralismo.

Com a crise de 1890, o clima harmónico da Regeneração desapareceu. Ao modificar o sistema politico num sentido repressivo, a Monarquia conseguiu suster, provisoriamente, a maré de descontentamento. Mas, quando chegou o momento decisivo, ninguém quis morrer por ela.»

Ler mais

Autor

Maria Filomena Mónica

Licenciou-se em Filosofia pela Universidade de Lisboa, em 1969, e estagiou no Centro de Investigação Pedagógica da Fundação Gulbenkian, de que foi depois bolseira em Inglaterra. Doutorou-se em Sociologia pela Universidade de Oxford, em 1978, com a tese A Educação Popular e o Regime de Salazar (1926-1939). A par da carreira e das actividades académicas, colaborou regularmente nos meios de comunicação social. Além de ser autora de numerosos prefácios e artigos sobre questões de educação, sociais e culturais, e diversas obras em colaboração, escreveu duas dezenas de livros. Actualmente é investigadora-coordenadora do ICS da Universidade de Lisboa.

Ler mais