Partilhar

A Partícula no Fim do Universo - Como a caça ao bosão de Higgs nos levou ao limiar de um mundo novo

Ciência Aberta

Sean Carroll

5 dias

Tradução: Miguel Fiolhais

Desconto: 10%
19,35 € 21,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O bosão de Higgs, também chamado «partícula de Deus», é, para muitos, o maior avanço na nossa compreensão do Universo desde a cisão do átomo. Essencial para entender por que razão existe a massa e, portanto, como são possíveis os átomos, esta partícula esquiva foi finalmente descoberta em 2012, após décadas de esforço que exigiu mais de 6000 investigadores, no Grande Colisionador de Hadrões (LHC), no CERN, na Suíça. Aqui se conta a história de uma busca que começou com os atomistas da Grécia antiga e atingiu agora um cume histórico, que valeu o Prémio Nobel aos físicos que previram esse bosão.

Físico no Caltech, Sean Carroll leva os leitores ao cenário do LHC para fazer luz sobre a ciência do bosão de Higgs. O que há de tão especial no Higgs? Como Carroll tão bem explica, sem o Higgs não existiria a massa das partículas elementares e o mundo seria muito diferente. Descobriu-se a peça final do puzzle da matéria comum: os átomos e as forças por trás de tudo. E agora está a abrir-se a porta para o mundo misterioso da matéria escura e mais além. A descoberta do Higgs representa o triunfo da paixão humana e o alvorecer de uma nova era na nossa exploração do cosmos. Esta é uma história irresistível do modo como a curiosidade humana conduziu à maior conquista científica do nosso tempo, servindo o prefácio de José Mariano Gago e colaboradores para lembrar a participação portuguesa. O tradutor, Miguel Fiolhais, foi um dos físicos nacionais que participou na «caça ao Higgs».
A Partícula no Fim do Universo ganhou em 2013 o Winton Prize for Science Books da Royal Society de Londres, o prémio de maior prestígio dado a livros de divulgação de ciência.

Críticas de imprensa:

«Um relato maravilhosamente acessível de alguns dos mais profundos mistérios da física moderna [...]. Fascinante, levado a um nível pouco habitual numa obra de divulgação científica.»
Roger Penrose

«O livro de Sean Carroll é um guia seguro para os mais intrigantes e fascinantes avanços da física moderna.»
Brian Greene

Ler mais

Autor

Sean Carroll

Ler mais