Partilhar

Desconto: 10%
24,21 € 26,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Nas últimas décadas verificou-se uma profunda evolução na concepção, construção e conservação dos pavimentos rodoviários. Os novos conhecimentos têm sido utilizados nas obras mais recentemente realizadas e nas que estão em curso, e devem ser postos à disposição dos novos profissionais a trabalhar nesta área bem como dos técnicos mais experientes que necessitem de actualizar a sua formação.
Este livro visa reunir, de modo ordenado, os conhecimentos necessários para o projecto, construção, e manutenção dos pavimentos, à luz da experiência portuguesa actual e das orientações adoptadas em países estrangeiros de mais aperfeiçoada tecnologia de pavimentação.
Numa primeira parte, descreve-se a constituição e o funcionamento dos pavimentos de uso mais frequente, referem-se e caracterizam-se os materiais de pavimentação postos em obra, estudam-se as principais acções que incidem sobre os pavimentos e apresentam-se os métodos para dimensionamento das respectivas estruturas.
Após a abertura ao tráfego, os pavimentos vão-se deteriorando e, por isso, o seu comportamento deve ser acompanhado a fim de, atempadamente, serem promovidas as acções de conservação necessárias para manter a sua qualidade.
Numa segunda parte do livro, analisam-se as patologias dos pavimentos e suas causas, o modo de as caracterizar, as técnicas de conservação e de reabilitação, e os métodos de dimensionamento de reforços dos pavimentos degradados. Um último capítulo aborda as diferentes matérias envolvidas na gestão da conservação rodoviária.

Ler mais

Autor(es)

Fernando Branco

Distinguished Professor de Engenharia Civil no Instituto Superior Técnico (IST), Universidade de Lisboa. Foi Presidente do Departamento de Engenhara Civil do IST, do Colégio de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros e da Associação Portuguesa de Engenharia de Estruturas (APEE). A nível internacional, presidiu ao European Council of Civil Engineers (ECCE, Londres) e à International Association for Bridge and Structural Engineering (IABSE, Zurique).

É coautor de mais de 500 publicações científicas, de 15 livros ou capítulos em livros na área da engenharia e de mais de 1000 relatórios técnicos. Foi consultor de grandes obras públicas, como a Ponte de S. João (Portugal), Ponte Internacional do Guadiana (Espanha), Ponte Macau-Taipa (China), Ponte Vasco da Gama e Ponte da Lezíria (Portugal). Recebeu diversos prémios internacionais, entre os quais um louvor do Governo Polaco e os títulos de “Honorary Senator” (EEF, Berlim) e de “Advisory Professor” (Univ. Tongji, Xangai).

A investigação está no seu ADN e, depois do estudo das origens de Cristóvão Colon - que o tornou Membro Honorário da Academia Portuguesa de História -, atreveu-se, ainda, a desvendar o significado dos Painéis de S. Vicente.

Ler mais

Luís Picado Santos

Ler mais