Partilhar

A Morte da Competência: os perigos da campanha contra o conhecimento estabelecido

Tom Nichols

Em Stock


Desconto: 10%
15,93 € 17,70 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O populismo contemporâneo aumentou o desdém pelos peritos e elites de todo o género, seja na política externa, na cultura, na economia, e até mesmo na ciência e na saúde.

Enquanto a Internet permitiu que mais pessoas tenham mais acesso a mais informação do que nunca, também lhes deu a ilusão do conhecimento, quando na verdade elas estão afogadas em dados. Daí resulta um manancial inesgotável de rumores, mentiras, análise pouco séria, especulação e propaganda – e a tendência para «procurar informações que apenas confirmam aquilo em que acreditamos». Os ataques ao conhecimento e à cultura levam à convicção irracional de que qualquer um – depois de frequentar os fóruns da Internet – é tão inteligente e tão bem preparado como um perito para discutir seja que assunto for. As pessoas acreditam que ter direitos políticos iguais significa que a opinião do cidadão comum vale tanto como a de um especialista.

Ler mais

Autor

Tom Nichols

Tom Nichols é professor do US Naval College e especialista do Senado norte-americano em questões de estratégia e diplomacia. É autor de vários artigos sobre populismo e tecnocracia, além de livros sobre estratégia e política internacional.

Ler mais